sexta-feira, 8 de junho de 2018

Chegou a vez de falarmos da "Laranja Mecânica". Calma não é o filme do Stanley Kubrick, é o apelido dado à seleção holandesa de 1974.

Vamos falar da Copa do Mundo de Futebol da Alemanha de 1974.


Demorou para a Alemanha receber uma Copa do Mundo. Desde sempre uma das principais potências do esporte, o país foi prejudicado pelo regime nazista e seu consequente envolvimento na Segunda Guerra Mundial. Seria natural que recebesse uma Copa nas décadas de 40 e 50, mas o próprio conflito e depois a necessidade de reconstrução da nação germânica adiaram o objetivo. Acabou acontecendo em 1974. A Espanha chegou a concorrer com a Alemanha, mas retirou a candidatura em troca de apoio oito anos depois. 

O mascote do torneio foram os garotos Tip e Tap, representando as duas Alemanhas divididas; Alemanha do Norte que tinha como capital Berlim, e Alemanha Ocidental que tinha como capital Bonn.


mascote Copa do Mundo 1974  Tip Tap (Foto: Reprodução)




A Copa do Mundo FIFA de 1974 foi a décima edição da Copado Mundo da FIFA de Futebol, que ocorreu de 13 de junho até 7 de julho de 1974. O evento foi sediado na Alemanha Ocidental, que conquistou o título. A competição teve partidas realizadas nas cidades de Hamburgo, Hanôver, Gelsenkirchen, Dortmund, Dusseldorf, Frankfurt, Berlim Ocidental, Munique e Sttugart.

A grande revelação desta copa foi a Seleção Holandesa de Futebol, que, sob a batuta de Rinus Michels, voltou à copa após 36 anos de ausência, desde a sua segunda participação, em 1938, na França, utilizando como bases o AFC Ajax, campeão mundial interclubes em 1972, e o Fevenoord, campeão mundial interclubes em 1970. A seleção era conhecida como "Laranja Mecânica" e "Carrossel Holandês", devido à tática de Michels de alternar os jogadores em suas posições. O destaque dessa equipe era Johan Cruijff, que atuava bem tanto na defesa, quanto no meio-campo ou no ataque.




A equipe de Cruijff, Neeskens, Kroll, Rensenbrink, e Rep, passeou pela Copa com seu futebol revolucionário, onde ninguém tinha posição definida, todos rodavam como num carrossel. Daí o outro apelido da seleção holandesa.

Resultado de imagem para seleção holandesa de 1974




O Brasil com uma seleção modificada, quatro anos depois de se tornar tricampeão mundial.

Da seleção de 70, restaram Jairzinho e  Rivelino, como titulares, os demais eram na maioria reservas em 70.
O goleiro Leão, era o terceiro reserva em 70 e foi titular nessa Copa. A defesa contava com Zé Maria (reserva em 70) Luís Pereira, Marinho Peres, e Marinho Chagas, todos estreantes em Copa do Mundo.
A defesa a começar pelo goleiro Leão, à exceção do lateral direito Zé Maria, era muito superior à de 1970.
No meio de campo Paulo César Carpegiani, Rivelino e Paulo César  (Caju). No ataca Valdomiro, Jairzinho e Dirceu.




Era sem dúvida uma grande seleção, superior a qualquer seleção brasileira, à exceção da 1982, na história das Copas do Mundo de 74 até hoje.

Mas por problemas de organização e  montagem da equipe , além de desunião do grupo, o Brasil teve dificuldades para passa das oitava de finais.
Empatou com Iugoslávia e Escócia por 0x0, e precisava desesperadamente vencer a seleção novata do Zaire, por um placar acima de 3x0. Venceu exatamente por 3x0 e passou para a segunda fase.

A segunda fase, diferente do que é agora, era composta de 2 chaves com quatro equipes. As vencedoras disputariam o título e as segunda colocadas disputariam o terceiro lugar.

No grupo do Brasil ficaram: Holanda, Brasil, Alemanha Oriental e Argentina.
No outro grupo ficaram Alemanha Ocidental, Polônia, Suécia e Iugoslávia.

O Brasil venceu a Alemanha Oriental por 1x0, e a Argentina por 2x1, e perdeu para Holanda por 2x0.

No outro grupo a Alemanha Ocidental, que na primeira fase perdeu da Alemanha Oriental por 1x0, num resultado bastante estranho, tido por todos como arranjado para que a mesma nçao pegasse a Holanda na segunda fase. Bem a Alemanha venceu a Iugoslávia por 2x0, a Suécia oor 4x2 e a Polônia por 1x0, e foi para a final.

Brasil e Polônia disputaram o terceiro lugar, e com um gol do artilheiro do torneio, Lato, (7 gosl) a Polônia venceu o Brasil por 1x0 e ficou em terceiro, cabendo ao Brasil o quarto lugar.

A final foi entre Alemanha Ocidental e Holanda.




A Holanda começou vencendo através de um pênalti, cobrado por Neeskens. A Alemanha empatou também de pênalti com Breitner, e desempatou com um gol de Gerard Muller.

A escalação da seleção alemã era:



01 Sepp Maier
02 Berti Vogts,
05 Franz Beckenbauer ©
04 Hans-Georg Schwarzenbeck
03 Paul Breitner
16 Rainer Bonhof
14 Uli Hoeness
12 Wolfgang Overath
09 Jürgen Grabowski
13 Gerd Müller
17 Bernd Hölzenbein

Imagem relacionada



Fontes:
wikipedia.org
globoesporte.globo.com
revistaforum.com.br
esportesdosudoeste.com
google.com.br
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...