Olá, pessoal !
Hoje vamos falar pontuação gráfica.
Estamos voltando ao tema, visto o grande número de pessoas que ainda permanecem na dúvida.
Estamos voltando ao tema, visto o grande número de pessoas que ainda permanecem na dúvida.
1 - PONTO ( . )
a) indicar o final de uma frase declarativa.
Ex.: Lembro-me muito bem dele.
b) separar períodos entre si.
Ex.: Fica comigo. Não vá embora.
c) nas abreviaturas
Ex.: Av.; V. Ex.ª
2 - VÍRGULA ( , )
É usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou oração, não formam uma unidade sintática.
Ex.: Adelanta, esposa de João, foi a ganhadora única da Sena.
Podemos concluir que, quando há uma relação sintática entre termos da oração, não se pode separá-los por meio de vírgula.
Não se separam por vírgula:
a) predicado de sujeito;
b) objeto de verbo;
c) adjunto adnominal de nome;
d) complemento nominal de nome;
e) predicativo do objeto do objeto;
f) oração principal da subordinada substantiva (desde que esta não seja apositiva nem apareça na ordem inversa)
A vírgula no interior da oração
É utilizada nas seguintes situações:
A) separar o vocativo.
Ex.: Maria, traga-me uma xícara de café.
Ex.: A educação, meus amigos, é fundamental para o progresso do país.
B) separar alguns apostos.
Ex.: Valdete, minha antiga empregada, esteve aqui ontem.
C) separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado.
Ex.: Chegando de viagem, procurarei por você.
Ex.: As pessoas, muitas vezes, são falsas.
D) separar elementos de uma enumeração.
Ex.: Precisa-se de pedreiros, serventes, mestre-de-obras.
E) isolar expressões de caráter explicativo ou corretivo.
Ex.: Amanhã, ou melhor, depois de amanhã podemos nos encontrar para acertar a viagem.
F) separar conjunções intercaladas.
Ex.: Não havia, porém, motivo para tanta raiva.
G) separar o complemento pleonástico antecipado.
Ex.: A mim, nada me importa.
H) isolar o nome de lugar na indicação de datas.
Ex.: Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2001.
I) separar termos coordenados assindéticos.
Ex.: "Lua, lua, lua, lua,
Ex.: por um momento meu canto contigo compactua..." (Caetano Veloso)
J) marcar a omissão de um termo (normalmente o verbo).
Ex.: Ela prefere ler jornais e eu, revistas. (omissão do verbo preferir)
Termos coordenados ligados pelas conjunções e, ou, nem dispensam o uso da vírgula.
Ex.: Conversaram sobre futebol, religião e política.
Não se falavam nem se olhavam.
Ainda não me decidi se viajarei para Bahia ou Ceará.
Entretanto, se essas conjunções aparecerem repetidas, com a finalidade de dar ênfase, o uso da vírgula passa a ser obrigatório.
Ex.: Não fui nem ao velório, nem ao enterro, nem à missa de sétimo dia.
A vírgula entre orações é utilizada nas seguintes situações:
A) separar as orações subordinadas adjetivas explicativas.
Ex.: Meu pai, de quem guardo amargas lembranças, mora no Rio de Janeiro.
B) separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas (exceto as iniciadas pela conjunção e ).
Ex.: Acordei, tomei meu banho, comi algo e saí para o trabalho. Estudou muito, mas não foi aprovado no exame.
ATENÇÃO
Há três casos em que se usa a vírgula antes da conjunção e:
1) Quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes.
Ex.: Os ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres.
2) Quando a conjunção e vier repetida com a finalidade de dar ênfase (polissíndeto).
Ex.: E chora, e ri, e grita, e pula de alegria.
3) quando a conjunção e assumir valores distintos que não seja da adição (adversidade, conseqüência, por exemplo)
Ex.: Coitada! Estudou muito, e ainda assim não foi aprovada.
C) Separar orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas à oração principal.
Ex.: "No momento em que o tigre se lançava, curvou-se ainda mais; e fugindo com o corpo apresentou o gancho."( O selvagem - José de Alencar)
D) Separar as orações intercaladas.
Ex.: "- Senhor, disse o velho, tenho grandes contentamentos em a estar plantando..."
E) Separar as orações substantivas antepostas à principal.
Ex.: Quanto custa viver, realmente não sei.
3 - DOIS-PONTOS ( : )
A) Iniciar a fala dos personagens:
Ex.: Então o chefe comentou:
- Está ótimo!
B) Antes de apostos ou orações apositivas, enumerações ou seqüência de palavras que explicam, resumem idéias anteriores.
Ex.: Meus amigos são poucos: Jorge, Ricardo e Alexandre.
C) Antes de citação
Ex.: Como já dizia Vinícius de Morais: “Que o amor não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”
4 - RETICÊNCIAS ( ... )
A) Indicar dúvidas ou hesitação de quem fala.
Ex.: Sabe...eu queria te dizer que...esquece.
B) Interrupção de uma frase deixada gramaticalmente incompleta
Ex.: - Alô! João está?
- Agora não se encontra. Quem sabe se ligar mais tarde...
C) Ao fim de uma frase gramaticalmente completa com a intenção de sugerir prolongamento de idéia.
Ex.: “Sua tez, alva e pura como um foco de algodão, tingia-se nas faces duns longes cor-de-rosa...” (Cecília - José de Alencar)
D) Indicar supressão de palavra(s) numa frase transcrita.
Ex.: “Quando penso em você (...) menos a felicidade.” (Canteiros - Raimundo Fagner)
5- PARÊNTESES ( ( ) )
A) Isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo e datas.
Ex.: Na 2ª Guerra Mundial (1939-1945), morreu muita gente.
Ex.: "Uma manhã lá no Cajapió (Joca lembrava-se como se fora na véspera), acordara depois duma grande tormenta no fim do verão. “ (O milagre das chuvas no nordeste - Graça Aranha)
Dica: Os parênteses também podem substituir a vírgula ou o travessão.
6 - PONTO DE EXCLAMAÇÃO ( ! )
A) Após vocativo
Ex.: “Parte, Heliel! “ ( As violetas de Nossa Senhora - Humberto de Campos)
B) Após imperativo
Ex.: Cale-se!
C) Após interjeição
Ex.: Ufa! Ai!
D) Após palavras ou frases que denotem caráter emocional
Ex.: Que pena!
7 - PONTO DE INTERROGAÇÃO ( ? )
A) Em perguntas diretas
Ex.: Como você se chama?
B) Às vezes, juntamente com o ponto de exclamação
Ex.: - Quem ganhou na loteria?
- Você.
- Eu?!
8 - PONTO-E-VÍRGULA ( ; )
A) Separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petição, de uma seqüência, etc.
Ex.: Art. 127 – São penalidades disciplinares:
I - advertência;
II - suspensão;
III - demissão;
IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;
V - destituição de cargo em comissão;
VI - destituição de função comissionada.
B) separar orações coordenadas muito extensas ou orações coordenadas nas quais já tenham tido utilizado a vírgula.
Ex.: “O rosto de tez amarelenta e feições inexpressivas, numa quietude apática, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crônica de que sofria desde moço se foi transformando em opressora asma cardíaca; os lábios grossos, o inferior um tanto tenso (...) " (O visconde de Inhomerim - Visconde de Taunay)
9 - TRAVESSÃO ( - )
A) Dar início à fala de um personagem
Ex.: O filho perguntou:
- Pai, quando começarão as aulas?
B) indicar mudança do interlocutor nos diálogos
- Doutor, o que tenho é grave?
- Não se preocupe, é uma simples infecção. É só tomar um antibiótico e estará bom
C) unir grupos de palavras que indicam itinerário
Ex.: A rodovia Belém-Brasília está em péssimo estado.
Também pode ser usado em substituição à virgula em expressões ou frases explicativas
Ex.: Xuxa – a rainha dos baixinhos – será mãe.
10 - ASPAS ( “ ” )
A) Isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares.
Ex.: Maria ganhou um apaixonado “ósculo” do seu admirador.
Ex.: A festa na casa de Lúcio estava “chocante”.
Ex.: Conversando com meu superior, dei a ele um “feedback” do serviço a mim requerido.
B) indicar uma citação textual
Ex.: “Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala”. ( O prazer de viajar - Eça de Queirós)
Se, dentro de um trecho já destacado por aspas, se fizer necessário a utilização de novas aspas, estas serão simples. ( ' ' ), não dupla (")
Fontes:
infoescola.com.br
Cunha, Celso - Gramatica da Língua Portuguesa.
Fontes:
infoescola.com.br
Cunha, Celso - Gramatica da Língua Portuguesa.
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