domingo, 24 de junho de 2018

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar do  vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro pela França; "Orfeu do Carnaval".


Orfeu Negro, 1959




Baseada na peça Orfeu da Conceição de Vinícius de Moraes, essa produção italo-franco-brasileiro, dirigida por Marcel Camus, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 1960, pela França.

Foi o primeiro filme em língua portuguesa a conquistar o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Tendo como tema o mito grego de Orfeu e Euridíce, tema também da peça de Vinícius de Moraes, conta a história de um condutor de bonde e sambista negro que se apaixona pela moça vindo do interior.

Em 25 de setembro de 1956, a peça finalmente estreia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre idas e vindas de Paris, Vinícius consegue arregimentar para sua montagem grandes nomes da cultura brasileira de então: Oscar Niemeyer fez os cenários, Carlos Scliar e Djanira fizeram os cartazes, o Teatro Experimental do Negro de Abdias Nascimento forneceu os atores para o elenco, como o próprio Abdias, além de Haroldo Costa, Ademar Pereira da Silva, Ruth de Souza entre outros. Foi a primeira vez, na história do Teatro Municipal, que atores negros pisaram em seu palco.

Resultado de imagem para orfeu do carnaval vinicius de moraes

Já o filme de Camus conta com a  trilha sonora de Luís Bonfá,  Antonio Maria e Tom Jobim.
O elenco conta com Breno Melo (Orfeu), Marpessa Dawn (Eurídice), Lourdes de Oliveira,  Léa Garcia e Adhemar Ferreira da Silva (campeão olímpico do salto triplo) como a morte.


                                  Filme Orfeu do Carnaval


A música tema "Manhã de Carnaval" foi interpretada por Agostinho dos Santos.



                                           Orfeu Negro

Eurídice vem fugida do sertão nordestino para morar na favela com sua prima Serafina. Ela tem medo de um homem que está perseguindo-a e quer matá-la; ela não sabe o motivo, mas pensa que esse homem talvez tenha gostado dela e, como ela não lhe deu confiança, ele agora quer se vingar. Ela apaixona-se perdidamente por Orfeu, que é noivo da bela e sedutora Mira. O tempo passa, Mira passa a perseguir Eurídice, com ciúmes. Serafina ajuda a prima a namorar Orfeu. Eurídice conhece o carnaval carioca ao lado de Orfeu, mas sempre se apavora e corre quando vê que o tal homem está perto.

Um dia, ela revela tudo a Orfeu. Ele a protege e diz que vai ficar ao seu lado. O namoro deles é puro e inocente, sem malícia. Passa o tempo. Um dia, se divertindo no último dia de carnaval, Eurídice teme que o homem apareça, e acha melhor voltar para a favela, que fica perto. Ela entra num beco escuro, para subir a favela, mas ela não conhece bem o local e fica assustada. O homem a encontra e a persegue. Ela sai correndo desesperada e entra num galpão velho e escuro. Ela tenta se esconder do homem, mas este a acha. Desesperada, ela pula de um tablado e se segura em um fio de alta tensão. Orfeu chega e liga a tensão, Eurídice cai e morre eletrocutada. Orfeu briga com homem e fica inconsciente, quando acorda se dá conta dos fatos. Ele fica desolado.

                               Samba do Orfeu - Luiz Bonfá
               A Felicidade - interprete Agostinho dos Santos
                        música de Tom Jobim, letra de Vinícius de                                                                            Moraes


Fontes:
wikipedia,org
adorocinema.com
youtube.com
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...