A Copa do Mundo de 1986 foi disputada pela segunda vez no México, depois da desistência da Colômbia.
A FIFA ofereceu o mundial para o Brasil, EUA e Canadá, mas, nenhum desses países aceitou,então o México foi o primeiro país a sediar a Copa por duas vezes.
O mascote da Copa, foi Pique, uma pimenta vestida com um sombreiro.
Uma ausência sentida na Copa foi a da seleção da Holanda, que não conseguiu se classificar.
Uma das atrações da Copa foi a Dinamarca de Michael Laudrup e Preben Elkjaer, com um esquema 3-5-2, atropelou o Uruguai na primeira fase vencendo por 6x1, venceu ainda a Alemanha por 2x0 e a Escócia por 1x0.
Era chamada de "Dinamáquina". Na segunda fase porém foi atropelada pela Espanha por 5x1 e foi desclassificada.
A Copa de 86 foi a Copa de Diego Maradona, que tinha jogado na Copa de 82, ainda jovem e foi expulso no jogo contra o Brasil.
A famosa "ola" feita pela torcida , também começou a ganhar fama nessa Copa.
O Brasil fez um boa Copa, em grande parte com remanescentes da excelente equipe de 1982. o Brasil, no entanto, não tinha as mesmas expectativas por problemas como a saída do técnico Evaristo de Macedo - substituído por Telê Santana, o mesmo da Copa anterior - e o corte do atacante Renato Gaúcho, depois de uma escapada da concentração para ir numa balada junto com o lateral Leandro. Renato foi cortado por Telê e Leandro em solidariedade pediu a dispensa também; além de diversas contusões entre o time que viajou para o México. A seleção venceu todos os jogos da primeira fase; venceu a Espanha por 1x0, a Argélia por 1x0 e a Irlanda do Norte por 3x0.
Sócrates, Josimar, Elzo, Júlio César, Edinho e Branco
Muller, Junior, Alemão, Careca
Nas oitavas de final bateu a Polônia por folgados 4 a 0.
Nas quartas de final contra a França, Careca - artilheiro da seleção com 5 gols - abriu o placar, e o capitão francês Michel Platini empatou. Na segunda etapa, Zico errou uma cobrança de pênalti que tornou o craque bode expiatório da eliminação brasileira, já que o jogo permaneceu empatado no tempo regulamentar e na prorrogação, e nos pênaltis os franceses ganharam por 4 a 3, com Sócrates e Júlio César errando suas cobranças.
Zico quase não vai à Copa devido a uma grave contusão no joelho. Nesse jogo ele ficou na reserva, e entrou na segunda etapa, logo que o Brasil teve um pênalti à favor.
Me lembro de ter dito ao meu pai: "2x1 para o Brasil!" Ele me respondeu: "Olha, cuidado!" Mas Zico nunca perdia pênalti; e perdeu nesse dia...
Zico bate pênalti e o goleiro francês Bats defende
Esse foi o mundial onde Maradona nas quartas de final venceu a Inglaterra por 2x1, com dois gols de Maradona m gol de mão "a mão de Deus" e um dos gols mais bonitos na história das Copas do Mundo.
La mano de dios
Esse gol deveria valer por dois, portanto a Inglaterra não tem nada do que reclamar
Maradona afirmou algumas vezes que esse jogo valeu como revanche pela derrota na Guerra das Malvinas.
A Argentina foi para a final de venceu a Alemanha Ocidental por 3x2.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
globoesporte.globo.com
trivela.uol.com.br
gq.globo.com
ludopedio.com.br
espn.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário