sábado, 30 de junho de 2018

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar do grupo revolucionário americano "Panteras Negras"






O Partido dos Panteras Negras (em inglês, Black Panther Party ou BPP), originalmente denominado Partido Pantera Negra para Auto-defesa (em inglês, Black Panther Party for Self-Defense) foi uma organização socialista revolucionária fundada por Bobby Seale e Huey Newton em outubro de 1966. O partido atuou nos Estados Unidos de 1966 a 1982, com capítulos internacionais que operam no Reino Unido no início da década de 1970, e na Argélia de 1969 a 1972.

Bobby Seale                                     Huey Newton

Na sua criação, em 15 de outubro de 1966, a prática principal do Partido das Panteras Negras foi a patrulha de cidadãos armados para monitorar o comportamento dos oficiais do Departamento de Polícia de Oakland e desafiar a brutalidade policial em Oakland Califórnia. Em 1969, os programas sociais da comunidade se tornaram uma atividade central dos membros do partido. O Partido dos Panteras Negras instituiu uma variedade de programas sociais comunitários, mais amplamente os Programas de Café da manhã grátis para crianças e clínicas de saúde da comunidade para abordar questões como a injustiça alimentar. O partido matriculou o maior número de membros e teve o maior impacto em Oakland-San Francisco, Nova York, Chicago, Loas Angeles, Seatle e Filadélfia.

O diretor do FBI, J. Edgar Hoover, chamou o partido de "a maior ameaça à segurança interna do país" e ele supervisionou um extenso programa de contra-espionagem (COINTELPRO) de vigilância, infiltração e perjúrio, assédio policial e muitas outras táticas projetadas para minar a liderança dos Panteras, incriminar membros, desacreditar e criminalizar o partido, e drenar a organização de recursos e mão-de-obra. O programa também foi acusado de assassinar membros dos Panteras Negras.



Em resposta à operação COINTELPRO, os membros do partido criaram centros comunitários chamados de “Panther Pads”.

Alguns membros pararam de ir para casa para proteger suas famílias, por isso ficavam juntos.

Os “Panther Pads” tinham de ser monitorados 24 horas e uma lista de responsabilidades rotativa, o que, por sua vez, ajudou a criar um senso mais forte de comunidade.

Os membros do Partido das Panteras Negras estiveram envolvidos em muitos combates fatais com a polícia, incluindo Huey Newton supostamente matando o oficial John Frey em 1967 e 1968 Eldridge Cleaver liderou uma emboscada de policiais de Oakland, que feriu dois oficiais e matou o Pantera Bobby Hutton. O partido também esteve envolvido em muitos conflitos internos, incluindo os assassinatos de Alex Rackley e Beth Van Patter.

Os Panteras Negras são frequentemente associados com seus integrantes do sexo masculino, mas as mulheres desempenharam um papel fundamental no partido. No começo dos anos 70, o partido Panteras Negras era formado em sua maioria por mulheres.

Mulheres como Kathleen Cleaver (na imagem), Assata Shakur, Elaine Brown e Angela Davis — que não era filiada — assumiram funções de liderança e tinham uma enorme influência na direção do partido.

“O Partido dos Panteras Negras certamente tinha um tom machista, então tentamos mudar alguns papéis de gênero evidentes de modo que as mulheres tivessem armas e os homens preparassem o café da manhã para as crianças”, Brown disse no documentário.

“Conseguimos superar aquilo?. Claro que não. Como gosto de dizer, não achamos esses irmãos em um céu revolucionário.”

O partido elaborou um programa de dez pontos de suas reivindicações:
O assassinato de negros notórios defensores de direitos civis e consequente inclusão da raça negra na sociedade racista americana das décadas de 50 e 60, como Malcom X, assassinado quando fazia um discurso no Harlem N.Y. ao lado da mulher grávida e das quatro filhas em fevereiro de 1965 e Martir Luther King em abril de 1968, serviram para acirrar a luta por liberdade, direitos civis iguais, pelo voto e contra a discriminação racial.

Malcolm XResultado de imagem para martin luther king



  1. Nós queremos liberdade. Queremos poder para determinar o destino de nossa comunidade negra.
  2. Queremos desemprego zero para nosso povo.
  3. Queremos o fim da ladroagem dos capitalistas brancos contra a comunidade negra.
  4. Queremos casas decentes para abrigar seres humanos.
  5. Queremos educação para nosso povo! Uma educação que exponha a verdadeira natureza da decadência da sociedade americana. Queremos que seja ensinada a nossa verdadeira história e nosso papel na sociedade atual.
  6. Queremos que todos os homens negros sejam isentos do serviço militar.
  7. Queremos um fim imediato da brutalidade policial e dos assassinatos de pessoas negras.
  8. Queremos liberdade para todos os negros que estejam em prisões e cadeias federais, estaduais, distritais ou municipais.
  9. Queremos que todas as pessoas negras levadas a julgamento sejam julgadas por seus pares ou por pessoas das suas comunidades negras, tal como definido pela Constituição dos Estados Unidos.
  10. Queremos terra, pão, moradia, educação, roupas, justiça e paz.

Esq. p/ dir: Norman, Smith e Carlos na famosa foto na Cidade do México 68.
Na Olimpíada da Cidade do México, Tommie Smith e John Carlos, dois atletas afro-americanos, medalhistas dos EUA, fizeram a saudação do black power (braço estendido com o punho enluvado e fechado) durante a cerimônia de premiação da modalidade, após vencerem os 200 metros rasos. Por seu gesto, uma clara manifestação política, os dois atletas foram banidos dos Jogos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
O punho erguido (raised fist) é um símbolo do Black Panther Party. Reinaldo, Eusébio e Sócrates , todos ex-jogadores de futebol, também comemoravam seus gols com o braço erguido e o punho fechado.

O estilo de usar o penteado dos afros-descendentes no mundo inteiro também foi uma forma de apoio ao movimento.
Resultado de imagem para cabelo estilo black power

Foi uma luta política, mas também de costumes e hábitos.
A visão de homens e mulheres negras ostentando, sem modéstia, seus cabelos afro, boinas e jaquetas de couro exerceram um apelo especial para muitos negros na época. 


Refletiu um novo retrato para os negros dos anos 60 de uma forma que atraiu muitos jovens negros que queriam se filiar ao partido — alguns até mesmo escreveram cartas para Newton pedindo para se filiar. 



“Os Panteras não inventaram a ideia de que o negro é lindo”, disse Jamal Joseph, ex-membro do partido, que participou do documentário de Stanley. “Uma das coisas que os Panteras fizeram foi [provar] que o negro é lindo.”

Resultado de imagem para black is beautiful

Os irmãos Marcos e paulo Sérgio Valle compuseram a música "Black is Beautiful" interpretada por Elis


                            Elis Regina - black is beautiful

É incrível acreditar que seres humanos possam discriminar outros seres humanos pela cor da pele, pela religião que professam, por preferências sexuais, políticas e por classe sociais.
O preconceito é sempre aliado da ignorância, do medo e da falta de cultura.


Fontes:
wikipedia.org
geledes.org.br
google.com.br
youtube.com
almapreta.com
ebiografia.com
huffpostbrasil.com
letras.mus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...