segunda-feira, 18 de junho de 2018

Olá, pessoal !

Hoje 18 de Junho, uma lenda do rock faz 76 anos.

James Paul McCartney.


Resultado de imagem para paul mccartney



Paul McCartney (1942) nasceu em Liverpool, Inglaterra, no dia 18 de junho de 1942. Estudou no Instituto Liverpool. Com 11 anos conheceu George Harrison. Escreveu sua primeira canção com 14 anos. Em 1957 conheceu John Lennon, quando este se apresentava com a banda Quarrymen, em Woolton, Liverpool. John Lennon convidou Paul para entrar na banda, quando o viu tocar a canção Twenty Flight Rock.



                                   Casa de Paul quando criança

Com John Lennon Paul formou uma das maiores parcerias na música de todos os tempos.

Paul tinha um irmão, Michael, que era baterista e quase se juntou aos Beatles.

Mas o primeiro baterista dos Beatles foi Pete Best, depois o definitivo foi Ringo Star.
Love me do foi o  primeiro single dos Beatles!!!

Paul escreveu a estrutura principal da canção em 1958, quando estava saindo da escola; John depois ajudou um pouco com a parte central da música.

Uma versão inicial foi gravada em 4/9/62 em Abbey Road, mas George Martin não ficou satisfeito com o som da bateria, e os Beatles não imaginavam que o que soava de um jeito na sala de gravação poderia soar de outro jeito na sala de controle.

Isto foi usado anteriormente como desculpa para sacar Pete Best da banda, apesar de que quando eles foram ao estúdio dia 4/09 para gravar essa canção com Ringo, nem Paul, nem George Martin gostaram da bateria de Ringo.



A música Yesterday é de Paul, e é a música mais regravada de todos os tempos.



A música Hey Jude também é de Paul.

John Lennon comentou, ‘”Hey Jude” é toda de Paul, é uma de suas obras de arte!!’Paul comentou que a canção ganhou vida como “Hey Jules” e era uma mensagem de conforto a Julian Lennon, na época com 6 anos, porque seus pais John e Cynthia estavam se separando.








Depois que Brian Eostein morreu em 1967, McCartney se tornou a figura central da banda, o que acabou gerando conflitos com Lennon. Ele e Lennon também entraram em conflito na hora de escolher um novo empresário para a banda. Em 1969, McCartney tentou convencer os outros beatles de voltarem a fazer apresentações ao vivo. Neste mesmo ano, por sua sugestão os Beatles gravaram o filme/documentário Let it be pensando que isto os reaproximaria, o que não aconteceu. Em dia 10 de abril de 1970 Paul McCartney anunciou publicamente o fim dos Beatles em entrevista coletiva e anunciou o lançamento de seu primeiro álbum solo. Embora eles já não quisessem mais continuar juntos a entrevista antecipada de Paul sem o consentimento dos demais integrantes gerou mágoas a ponto de ser acusado por eles de traidor.

McCartney admitiu que se refugiou no álcool para lidar com o fim da banda em abril de 1970 e quase desistiu da música.

O lançamento do álbum Let It Be quase um mês depois da declaração oficial do fim dos Beatles deixou Paul insatisfeito. A produção do álbum foi entregue a Phil Spector, e McCartney ficou desapontado com o tratamento que Phil deu a suas canções, principalmente em "The long and winding road".








Em seu primeiro álbum após o fim do Beatles, McCartney, Paul escreveu todas as canções, gravou todos os instrumentos e produziu o disco em um estúdio particular de sua casa, com Linda fazendo os vocais de apoio. O disco foi considerado caseiro demais para os críticos, mas mesmo assim McCartney conseguiu fazer sucesso com a canção "Maybe I'm Amazed" e "Every Night".

Em 1971, McCartney lançou o compacto Another Day, que alcançou sucesso. Ainda no mesmo ano, junto com sua mulher, lançou outro álbum solo, Ram, com alfinetadas ao seu ex-parceiro musical, John Lennon (como na canção "Too Many People"). Mais tarde John Lennon responderia com a canção "How Do You Sleep?" atacando McCartney. O álbum ainda trazia uma foto de dois besouros (beetles em inglês) copulando em referência aos Beatles.. Assim como John Lennon fez com Yoko Ono, Paul McCartney insistiu para que Linda McCartney se tornasse sua parceira musical e ela, assim como Yoko, recebeu através do anos várias críticas por falta de talento musical. Mas o álbum Ram é considerado por muitos como um dos melhores de sua carreira solo, e a canção "Uncle Albert/Admiral Halsey" foi o maior sucesso comercial do álbum.

                                Uncle Albert



Os Wings lançaram seu primeiro trabalho em 1972,Wild Life. No mesmo ano, os Wings apresentaram-se pela primeira vez ao vivo em algumas universidades inglesas. Em 1973 o grupo lançou o álbum Red Rose Speedway. Pela primeira vez a banda atingiria o primeiro lugar nas paradas de sucesso, com este álbum e com a canção "My Love". No mesmo ano, a banda lançou a canção "Live and live die", parte da trilha sonora do filme de 007 - James Bond: Viva e Deixe Morrer.

O álbum seguinte foi o álbum de maior sucesso da banda, Band on the run, eleito o disco do ano, apresentando hits como "Jet" e a faixa-título e a faixa let me roll it em resposta a provocação de John Lennon em "How dou you sleep?" do álbum Imagine. Em 1974 os Wings lançaram o álbum Venus and Mars e no ano seguinte o álbum Wings at the Speed of Sound com a canção "Silly Love Songs", como maior sucesso.

Em "Tomorrow" no álbum Wild Life, Paul responde à ironia de Lennon em "How do You Sleep?" - "The only thing you could make was Yesterday". (Yesterday <> Tomorrow)

Outro grande sucesso foi My Love, que escreveu para a esposa Linda.


Sobre a morte de Lennon na noite de 9 de dezembro de 1980, , McCartney disse que ele ficou assistindo ao noticiário na televisão aquela noite e chorou a noite inteira. Ele relembrou ainda do seu último telefonema a John Lennon, pouco após o lançamento do álbum Double fantasy de John e Yoko. Segundo McCartney, no telefonema Lennon disse rindo a Paul, "Esta esposa quer uma carreira!"

Paul fez grandes parcerias com cantores famosos, um deles foi Stevie Wonder quando gravaram "Ebony and Ivory"



Com Michael Jackson ele gravou o disco Pipes of Peace, e mais tarde a música "The girl is mine" "say, say, say " e "The man"

The man

                                 Say, say, say

                                 Pipes of peace

No disco "Flowers in the dirt" ele presta uma homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes.

Outro grande sucesso de Paul McCartney é "No more lonely nights" de 1984.



Outro sucesso de 1984 foi "We all stand together".



Paul esteve várias vezes no Brasil, na última em 2017, se apresentou em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

Temos o privilégio de viver  na mesma época de Paul McCartney um dos compositores e artistas mais completos de todos os tempos.


Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
google.com.br
luciazanetti.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...