quarta-feira, 6 de novembro de 2019


Praça durante a Conjuração Baiana

Desde da Conjuração Baiana em 1798 também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que alguns participantes da trama exerciam este ofício) e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século XVIII (1798-1799), na então Capitania da Bahia, na colônia brasileira, pode-se afirmar que na Bahia, mais até que em Minas Geraiss quando da Inconfidência Mineira), estava arraigado na população o sentimento de independência em relação a Portugal. Se em Minas o conflito se deu entre as famílias mais abastadas, na Bahia gente humilde participou ativamente, como por exemplo colando cartazes nas ruas concitando o apoio de todos.

A Revolução Liberal do Porto (1820) teve enorme repercussão na Bahia, onde era grande o número de portugueses. Como desdobramento, em fevereiro de 1821 uma conspiração de cunho constitucionalista eclodiu em Salvador. Dela participaram Cipriano Barata, José de Alcântara, o capitão João Ribeiro Neves e outros. Detido o Comandante das Armas e soltos os soldados presos, foi lida uma proclamação que exortava.


sads

Na madrugada do dia 6 para 7 de novembro de 1837 eclodia, em Salvador, mais uma revolta que ficou conhecida como Sabinada. Tratou-se de um movimento autonomista na época do Brasil Império, que durou até 16 de março de 1838, na Bahia. Os revoltosos proclamaram a "República Baiana", que rompia com o Governo Imperial e destituía o Governo Provincial.


dasd



A revolta teve este nome pois o seu líder era o médico Francisco Sabino que, com suas ideias republicanas, convenceu militares baianos e se revoltarem contra o Império. Apesar de contar com o apoio da população mais pobre e até da classe média, o movimento ficou restrito a Salvador e nunca conseguiu o apoio das cidades do interior da Bahia. Isso facilitou um bloqueio por terra e mar da capital baiana, permitindo a repressão do movimento pelo governo imperial. Ao todo, aproximadamente, mil pessoas morreram nos combates, alguns líderes foram executados e outros deportados. Francisco Sabino Vieira acabou os seus dias na Fazenda Jacobina, na então remota província do Mato Grosso.

Resultado de imagem para revolta sabinada
Francisco Sabino Vieira


Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.org
todamateria.com.br
bahiacomhostoria.ba.gov.br
historiadigital.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...