terça-feira, 26 de novembro de 2019


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Ignácio de Loyola


Em 26 de novembro de 1764, um decreto do rei Luís XV baniu a Companhia de Jesus em toda a França e seus territórios. Alguns historiadores apontam o poder e a riqueza da instituição, com seu influente sistema educacional, como fatores decisivos para essa decisão. Da mesma forma, a supressão dos jesuítas atingiu outras partes da Europa, como Portugal e Espanha, entre 1759 e 1782. A expulsão também é vista como uma das primeiras manifestações das novas ideias secularistas do Iluminismo.


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As monarquias, que tentavam centralizar e secularizar o poder político, consideravam os jesuítas internacionais demais, fortemente aliados ao papado e muito autônomos em relação aos monarcas em cujos territórios operavam. Na França, a Companhia de Jesus tinha muitos adversários, como os intelectuais e os jansenistas (membros de uma doutrina religiosa de caráter dogmático, moral e disciplinar, que assumiu também contornos políticos).

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Em 17 de abril de 1762 o simpatizante jansenista Abbé Chauvelin atacou na imprensa a Companhia de Jesus, acusada de ensinar "todo tipo de imoralidade e erro". Em 6 de agosto de 1762, o advogado-geral Joly de Fleury propôs ao Parlamento a condenação final da instituição, indicando sua extinção. Em 1º de abril de 1763, os colégios jesuítas foram fechados e, em 9 de março de 1764, os jesuítas foram obrigados a renunciar a seus votos sob pena de banimento.

Finalmente, em novembro de 1764, o rei assinou um decreto dissolvendo a Companhia em todos os seus domínios. Na época havia cerca de três mil jesuítas na França..

A Companhia de Jesus foi fundada por Santo Inácio de Loyola em plena Contrarreforma, no ano de 1534. Ele juntamente com um grupo de estudantes da Universidade de Paris, fizeram votos de obediência à doutrina da Igreja Católica e foram reconhecidos por bula papal em 1540.

Os padres jesuítas tiveram um importante papel na Reforma Católica. Foi deles a responsabilidades de catequizar e de recatequizar povos e nações inteiras. Na Alemanha, por exemplo, graças ao empenho apostólico destes padres, muitos que tiveram simpatia por Lutero, acabaram permanecendo na Igreja Católica, e não seguiram os pensamentos da Reforma Protestante.

Já no Brasil, desde 1549, ano em que chegaram ao país, começaram a desenvolver um trabalho de catequização do povo (índios, imigrantes africanos e imigrantes europeus). O primeiro grupo foi trazido ao Brasil por Tomé de Souza, então governador geral, e liderado por Manuel da Nóbrega. Foram também eles os primeiros a iniciar o trabalho de educação do povo, tendo criado muitos estabelecimentos educacionais, como a Fundação de São Paulo de Piratininga.


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Aqui, os jesuítas influenciaram em diversas situações históricas e sociais. Opuseram-se diversas vezes à escravidão indígena, fundaram aldeias missionárias tanto aqui como no Paraguai e demais países da América Latina, os quais foram fatalmente destruídos pelos espanhóis que estavam à caça de escravos. Chegaram ao ponto de construir colégios pelo litoral, de Santa Catarina até o Ceará. Em 1760 foram expulsos do país, momento em que enfrentavam grandes lutas contra as tendências anticristãs que os coagiam, pois viam o rápido crescimento dos mesmos dentro do país, principalmente quanto à influência dentro da Igreja, do meio educacional e até dentro da política.


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Em 1773 foi suprimida pelo então Papa, Clemente XIV, mas acabou se mantendo na Rússia e não parando suas atividades missionárias e educacionais. Por volta de 1782 o Papa Pio VI autoriza novamente a existência da Companhia de Jesus na Rússia e também na Polônia. Voltou a crescer assustadoramente nos séculos XIX e XX. Desde então, o número de Jesuítas vem decrescendo lentamente.

Fontes:
seuhistory.com
google.com
wikipedia.org
infoescola.com

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