domingo, 10 de novembro de 2019

França de Vichy



Em 10 de novembro de 1942 o exército da Alemanha (com a colaboração da Itália) deflagrou a Operação Anton, que tinha o objetivo de ocupar militarmente a França de Vichy, na parte sul do país, até então considerada "zona livre". Desde 1940 os nazistas já ocupavam o norte do território francês. 

Resultado de imagem para françade vichy


O estabelecimento do governo de Vichy ocorreu após as tropas alemãs derrotarem as forças franco-britânicas nos confrontos por domínio de territórios em junho de 1940. Depois disso, foi assinado um acordo de rendição. A principal disposição do documento foi a divisão da França em duas zonas: ocupada e não ocupada. A Alemanha controlaria a parte norte e ocidental da França e toda a costa atlântica. Os restantes dois quintos do país seriam administrados pelo governo francês, com capital em Vichy.

Resultado de imagem para françade vichy

Embora governada nominalmente pelo marechal francês Philippe Pétain (nomeado primeiro-ministro), a França de Vichy era comandada militarmente pela Alemanha. Joseph Darnand foi nomeado chefe da milícia, a polícia em tempo de guerra. Era um oficial da SS e tinha jurado lealdade a Adolf Hitler. O regime prendeu cidadãos que se opunham ao regime, fuzilou suas lideranças e entregou judeus franceses aos alemães.

Resultado de imagem para françade vichy

Quando os aliados invadiram o Norte da África em 8 de novembro de 1942, dois dias depois os alemães e italianos ocuparam a parte restante livre da França. O regime de Pétain manteve-se em Vichy como governo nominal da França, mas a partir de então tornou-se claramente um estado-fantoche da Alemanha nazista. 

O governo de Vichy existiu no papel até ao fim da Segunda Guerra Mundial, embora tenha perdido toda a sua autoridade de fato no final de 1944, quando os Aliados libertaram toda a França.


Resultado de imagem para françade vichy


O Governo de Vichy, com o Controle de Philippe Pétain teve certa aceitação popular, e trocou o bordão francês: Igualdade, Liberdade e Fraternidade, por: Trabalho, Pátria e Família. Dificultou várias pautas progressistas em seu mandato, tais como o divórcio e o aborto, pois enaltecia os valores da família mononuclear burguesa, ao ponto que pais de família foram condecorados pelo marechal. Pétain torna-se neste momento uma verdadeira personalidade com grande aceitação popular. Muitas pessoas importantes colocam-se ao lado dele, e acreditavam que ele ergueria a França graças a sua “revolução nacional”.


Após a libertação da França pelos aliados, e em de 9 de agosto de 1944, o país volta a ser uma república, anulando a ata de 10 de julho de 1940. Pétain foi acusado de alta traição e crime de indignação nacional, foi condenado à pena de morte, porém Charles de Gaulle, grande líder da resistência concede a ele prisão perpétua. Pétain morre na prisão em 1951.



Resultado de imagem para françade vichy

Phillipe Petáin





A colaboração Ideológica se deu por meio de alguns intelectuais nazistas que acreditavam no nazismo, eram antissemitas e eram anglofóbicos. A colaboração Econômica ocorreu quando os alemães passaram a dominar e explorar o máximo do território francês, controlando todos os produtores. Eram os alemães quem estabeleciam os salários, os preços e as taxas de transporte. A colaboração Política foi a forma que os franceses usaram para conseguir um lugar na Europa Alemã, caso a vitória fosse de Hitler. A cooperação militar aconteceu quando os franceses não colocaram suas tropas em pontos estratégicos para ajudar os aliados. Já a colaboração Administrativa foi posta dentro das estruturas burocráticas, onde as autoridades francesas vão ajudar os alemães, tais como prefeitos e a polícia.

Mulheres acusadas de colaboração horizontal com soldados nazistas sendo escrachadas publicamente em Paris, França, em 1944
                           Mulheres humilhadas na França

Os Horrores da Segunda Guerra Mundial na França foram devastadores em vários sentidos. Um desses exemplos, é das mulheres que tiveram ligações amorosas com soldados alemães no período, foram perseguidas, muitas delas mortas e outras tiveram seus cabelos raspados como a marca da traição, e após isso foram humilhadas publicamente e excluídas socialmente. A França tinha sido entregue a bandos armados, pois ainda não havia a presença do estado. Os vários “colaboracionistas” do Governo Vichy foram submetidos a tribunais populares e, muitos foram presos, outros tantos mortos por colaborar com os nazistas.










Fontes:

seuhistory.com
infoescola.com

google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...