segunda-feira, 11 de novembro de 2019

No dia 11 de novembro de 1821, nascia em Moscou, na Rússia, o escritor Fiódor Dostoiévski, um dos grandes nomes da literatura mundial do século XX. Dostoiévski desistiu da carreira de engenheiro para se tornar escritor. 



Resultado de imagem para dostoievski



Em 1849, foi preso por fazer parte de um grupo de discussão radical e foi condenado à pena de morte. Contudo, foi perdoado no último momento e, durante quatro anos, realizou trabalhos forçados na Sibéria. Por conta disso, passou a sofrer de epilepsia e experimentou um aprofundamento da sua fé religiosa. 



Mais tarde, publicou e escreveu para vários periódicos, produzindo seus melhores romances. Seus livros abordam temas como a fé, sofrimento e o sentido da vida. Seus textos são famosos por sua profundidade psicológica, discernimento e seu tratamento quase proféticos sobre questões de filosofia e política. "Pobre gente", seu primeiro romance, em 1846, foi seguido no mesmo ano pelo "O duplo": poema de Petersburgo. "Recordação da casa dos mortos" (1862) é baseada em sua prisão, e "O jogador" (1866), em seu próprio vício em jogo. Seus livros mais conhecidos são as Notas do Subterrâneo (1864), "Crime e Castigo" (1866), "O Idiota" (1869).

Resultado de imagem para crime e castigo dostoievski




Crime e Castigo é o seu livro mais famoso, trata da história de Raskonlnikov, um ex-aluno brilhante, que por razões econômicas não pode mais estudar e por razões de penúria luta para se manter na cidade de São Petersburgo. À medida que o seu desespero vai aumentando, surge uma ideia: matar a velha Alyona Ivanovna, que lhe aluga um quarto fétido e era uma agiota. E o ameaça colocá-lo para fora se ele não lhe pagar o que deve. Seus pertences mais valiosos foram colocados como pagamentos de suas dívidas. E agora não sobra mais nada. O que fazer? Raskonlnikov, quando ainda era estudante, havia publicado um artigo interessante em que expunha a sua teoria do “homem extraordinário”. E o que está por trás desse artigo, qual o pensamento que guia seu raciocínio? Simples. “O homem extraordinário” é aquele que, pelo imenso valor que possui para a humanidade, tem o direito de passar por cima das leis morais para realizar aquilo que pretende. Esse “homem extraordinário” não está submetido a leis que governam os outros mortais, pois está acima delas. Em outras palavras, Napoleão derramou rios de sangue para consolidar a civilização burguesa, e a história o absolveu. Raskolnikov sente-se pertencer à raça dos Napoleões e racionaliza para tirar um obstáculo de seu caminho.



Resultado de imagem para o idiota dostoievski



O livro "O Idiota" trata da história de Michkin, que não é um homem brilhante e atravessa a sociedade de forma simples. Mas é uma pessoa boa, honesta, simpática e agradável. Por essa “ingenuidade” todos o veem como um idiota. Para que vocês tenham uma ideia, quando ele entra em uma grande herança, ele é chantageado por um homem que afirma ser o filho ilegítimo do benfeitor de Michkin. Mas quando a história do homem é desmascarada, Michkin faz amizade em vez de castigar o culpado e seus cúmplices. Nesta sociedade, o protagonista dialoga com seu jeito simples, de um lado, com a grande sociedade composta de pessoas elegantes, o mundo dos ricos e poderosos e conservadores; e, de outro lado, com a fúria dos jovens anarquistas e niilistas e sua inexorável hostilidade. Nesse tiroteio o príncipe está sempre sozinho, exposto ao fogo de ambos. Michkin revela a sua doçura, a sua natureza infantil. Sozinho, aceita a afronta, o insulto, e está sempre pronto a aceitar toda a culpa, chamando para si toda a responsabilidade sobre os seus ombros de ambos os lados. Tanto dos ricos como dos revolucionários. Mas ele sem querer acaba pisando no pé de todos. Todos possuem ressentimentos comuns uns contra os outros, estão unidos na escuridão.




"Os demônios" ou "Os possessos" (1872), e "Os Irmãos Karamazov"(1880), que incide sobre o problema do mal, a natureza da liberdade, e o desejo dos personagens em algum tipo de fé.


Resultado de imagem para os irmãos karamazov dostoievski



Os "Irmãos Karamazov" trata da história de uma conturbada família em uma cidade na Rússia. Seu patriarca é Fiódor Pavlovitch Karamázov, um devasso que subiu na vida principalmente devido aos dotes de suas duas mulheres - ambas mortas de forma precoce -, e à sua mesquinharia. 


Com a primeira mulher tem um filho, Dmitri Fiodorovitch Karamázov, que é criado primeiramente pelo empregado que mora na isbá ao lado de sua casa e depois por Miússov, parente de sua falecida mãe. Com a segunda mulher tem mais dois filhos: Ivan e Alexei Fiodorovitch Karamázov, que também são criados também por um parente próximo. 


Ao passo que Ivan se torna um intelectual, atormentado por sua inteligência, Alexei se torna uma pessoa mística e pura, entrando para um mosteiro na cidade.



De uma desavença financeira entre o pai e seu primogênito - também devasso, porém honrado -, nasce a disputa por uma mulher, Gruchénka, levando a conflitos que resultarão na morte de Fiódor Pavlovitch Karamázov.


Resultado de imagem para dostoievski



Dostoiévski morreu no dia 9 de fevereiro de 1881, em São Petersburgo, na Rússia.



Fontes:
seuhistory.com
bonslivrosparaler.com.br
defrentecomoslivros.blogspot.com
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...