segunda-feira, 18 de novembro de 2019



Um dos heróis da Suíça, Guilherme Tell teria disparado uma flechada certeira em uma maçã, colocada na cabeça do seu filho, que estava amarrado a uma árvore, em um dia como este, no ano de 1307. Caso errasse a flechada, Guilherme Tell seria morto. Esta, pelo menos, é a versão contada por Aegidius Tschudi, um historiador católico conservador. Guilherme Tell e seu filho foram presos pelo tirano Hermann Gessler, pois eles haviam desrespeitado sua autoridade.


Guilherme Tell


Gessler, para testar a lealdade do povo, tinha ordenado que fosse pendurado um chapéu com as cores da Áustria em um poste numa praça de Altdorf. Todos que passassem por ali deveriam que fazer uma saudação respeitosa ao chapéu, que era vigiado por soldados. Guilherme Tell e seu filho não fizeram a saudação e, por isso, foram presos. Tell era conhecido por ser um homem forte, bom escalador e exímio atirador. Por conta destes atributos, o tirano resolver testar as qualidades de Tell em seu próprio filho. Tell teria feito o tiro certeiro com sua besta (ou balestra), uma arma do tipo arco e flecha, com gatilho.

Guilherme Tell

Depois que Tell acertou a maçã, em meio a aplausos em praça pública, Gessler notou que o herói havia preparado duas flechas. Perguntado pelo tirano porque havia feito isso, Tell hesitou e depois confessou que, caso matasse o seu filho, a segunda flecha seria para assassinar Gessler. Indignado, o tirano cumpriu sua promessa em manter Tell vivo, mas, para isso, ficaria preso para sempre. Tell foi acorrentado em um barco, com destino ao castelo de Küsnacht.

Guilherme Tell


Gessler e seus soldados também subiram na embarcação. Contudo, no meio da viagem, houve uma tempestade, e Tell foi solto para ajudar no salvamento. Tell conduziu o barco com segurança para terra firme e, no final, conseguiu escapar. 



Guilherme Tell




Pouco depois, encontrou o tirano e o matou com aquela mesma flecha já reservada. Segundo a lenda, este evento marcou o início de uma revolta, que ocorreu em 1º. de janeiro de 1308 e que levou ao nascimento da Federação Suíça. De acordo com Tschudi, Tell teria morrido afogado em 1354, ao tentar salvar uma criança do afogamento, no rio Schächenbach, em Uri, um estado da Suíça.

As primeiras lendas sobre Guilherme Tell surgiram inicialmente no século XV, em duas diferentes versões. A primeira foi encontrada numa balada popular da década de 1470 e mais tarde nas crônicas de Melchior Russ de Lucerna, retratando Guilherme Tell como o personagem principal das lutas independentistas dos cantões da fundação da Antiga Confederação Suíça.
A segunda versão é encontrada em “Weisse Buch Von Sarnen”, ou “Livro Branco de Sarnen” escrita por volta de 1470, por Obwalden e Hans Schriber, que na primeira parte contém cópias de importantes tratados e alianças, e no final traz uma crônica contando as histórias dos atos de violência dos oficiais de justiça, a história de Guilherme Tell, entre outras, e o livro era assim chamado por causa de sua capa branca.

Dentro da cultura popular, Guilherme Tell subsiste como um verdadeiro herói e também permanece como uma importante figura com quem os suíços se identificam e, de acordo com uma pesquisa recente, 60% da população acredita mesmo que ele tenha existido. Em 1766 o dramaturgo e poeta francês Antoine-Marin Lemierre escreveu uma peça teatral inspirada em Guilherme Tel e a reviveu em 1786.


Guilherme Tell série de TV anos 60

Mais tarde em 1804, o escritor, poeta, filósofo, médico, historiador e dramaturgo alemão Friedrich Schiller escreveu, entre 1803 e 1804, a peça teatral intitulada “William Tell”, e baseado nesta peça teatral, o compositor italiano Gioachino Rossini escreveu a conhecida ópera “Guglielmo Tell” em quatro atos, considerada como a última de Rossini, embora ele tenha vivido por quase mais 40 anos.

                         Guilherme Tell - overture - Rossini


Fontes:
seuhistory.com
google.com
quiabodoido.com
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...