sexta-feira, 27 de setembro de 2019

No dia 27 de setembro de 1974 era deposto na Etiópia o imperador Haile Selassie. Nascido com o nome de Tafari Makonnen e, posteriormente, conhecido como Ras Tafari, foi regente da Etiópia de 1916 a 1930 e imperador do país de 1930 a 1974. 


Resultado de imagem para ras tafari significado



É considerado o símbolo religioso do Deus encarnado entre os seguidores do movimento rastafári, que conta com aproximadamente 800 mil pessoas. Orador talentoso, alguns de seus discursos são considerados os mais memoráveis do século XX. 

Resultado de imagem para haile Selassie



Haile Selassie foi deposto em um golpe militar de cunho marxista, que instituiu um Conselho Provisório de Administração Militar. Preso pelo novo governo, ele morreu no dia 27 de agosto de 1975 por complicações decorrentes de uma operação da próstata, porém a causa da sua morte já foi alvo de controvérsias.No começo da década de 70, a Etiópia sofreu com uma grande fome, o que agravou a contestação ao governo imperial, somando-se aos problemas políticos e à corrupção. 


Resultado de imagem para haile Selassie

Mais de uma década antes, Haile Selassie sofrera uma tentativa de golpe, durante uma viagem diplomática no Brasil. O golpe, contudo, não foi bem sucedido, mas preparou o caminho para o segundo golpe que derrubaria o imperador.

Ratafari é um movimento judaico-cristão surgido na Jamaica nos anos 30 Robert Nesta Marley foi um grande pregador do movimento Rastafari, entre negros camponeses descendentes de africanos escravizados.


Resultado de imagem para bob marley
                                        Bob Marley

O movimento proclama Haile Selassie I (1892-1975), o último imperador da Etiópia, como a segunda vinda do prometido Messias bíblico ou como a representação de Jeová (Jah) na Terra. De acordo com o livro etíope Kebra Negast, Haile Selassie é o herdeiro de uma dinastia real cujas origens remeteriam ao Rei Salomão de Israel, filho do Rei Davi e à Rainha Sabá, o que é requisito bíblico para o status de Messias. Adotado por muitos grupos ao redor do globo, o rastafári combina o cristianismo protestante, o misticismo e uma consciência política pan-africana Os membros do movimento são chamados rasta.

Seus seguidores, os rastas, seguem um modo de vida longe do capitalismo ocidental: se vestem à sua maneira, não cortam o cabelo e evitam aparar a barba, seguem uma dieta quase vegetariana, preferem tratamentos com ervas medicinais e abdicam de qualquer droga – a não ser a maconha, usada em rituais de meditação.



Os rastas mantêm fortes objeções às alterações da figura do ser humano. Ou seja, seus adeptos não podem fazer tatuagens ou cortar e escovar o cabelo. É por isso que o rastafarianismo é tão associado às tranças em forma de dreadlocks. Esse visual é encarado como uma espécie de voto feito pelo recém-convertido, mas não é obrigatório


Fontes:
seuhistory.com
google.com
wikipedia.org
super.abril.com.br
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...