A República de San Marino é a menor e mais antiga da Europa e do mundo. Está cravada em território italiano, entre Emilia-Romana e as Marcas; em uma zona acidentada, ao pé do Monte Titano, de 749 metros, muito perto do Mar Adriático, no sul do continente europeu. A religião predominante é a católica. San Marino é considerada a república mais antiga que ainda sobrevive, ao ter sido fundada em 3 de setembro de 301 d.C, segundo a tradição, pelo construtor San Marino, um cristão que fugiu das perseguições imperiais.
Disputado pelas famílias reais dos Rímini e Montefeltro, e sujeita às lutas entre guelfos e gibelinos, conseguiu manter sua independência e aumentar seu território. O pequeno Estado foi reconhecido pela França napoleônica em 1797, e por outros estados europeus em 1815 durante o Congresso de Viena. Apesar de ser um país soberano, depende em grande parte da Itália, pela qual está completamente rodeada desde a unificação do país no século XIX.
A Constituição de San Marino é histórica, ou seja, não escrita, compondo-se, dentre outros documentos jurídicos importantes, pelos Estatutos de 1600. Ela estabelece uma forma parlamentar de governo.
O parlamento, chamado de Grande e Geral Conselho, possui sessenta membros e é presidido por dois capitães- regentes, que são Chefes de Estado por um prazo de seis meses. O poder executivo é exercido pelo Congresso de Estado, formado de dez conselheiros escolhidos entre os membros do Grande e Geral Conselho.
Apesar de não ser muito industrializado, San Marino tem uma das maiores rendas per capita da Europa. O turismo é a principal fonte de renda do país, devido a sua proximidade com o porto de Rimini, no Mar Adriático. Outras fontes de renda são os bancos, produto eletrônicos e cerâmicas.
Cultivam-se vinhas e cereais e criam-se ovinos nos campos.
San Marino tem uma das menores forças armadas do mundo. Seus diferentes ramos têm variadas funções, incluindo: desempenho cerimonial, patrulhamento das fronteiras, montar guarda em prédios do governo, da polícia e de assistência nos principais processos penais. Existe também uma polícia, o Corpo de Gendarmaria da República de San Marino, que é tecnicamente parte das forças militares da república.
Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.com
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário