No dia 28 de setembro de 1934 nascia, em Paris, Brigitte Anne-Marie Bardot, atriz e cantora francesa, conhecida no mundo todo por suas iniciais "BB" e considerada símbolo sexual dos anos 50 e 60.
Após deixar o mundo do entretenimento e se distanciar da vida pública, ela tornou-se ativista dos direitos animais. Após mais de 50 filmes e de gravar dezenas de discos, em 1977 atraiu atenção mundial para sua causa ao denunciar in-loco o massacre de bebês-foca no norte do Canadá.
Em 1986, ergueu uma fundação, Fondation Brigitte-Bardot, declarada de utilidade pública pelo governo francês em 1992, e que em 1995 nomeou Dalai Lama como seu membro honorário.Entre 1989 e 1992, BB também apresentou na tv francesa uma série chamada S.O.S. Animaux, co-patrocinada por sua fundação. Seu livro autobiográfico de 1996, fez críticas ao islamismo, o que lhe rendeu vários processos na Justiça e também condenações ao pagamento de multas.
Bardot critica a religião por causa da maneira como animais são tratados em algumas celebrações. Um fato curioso na vida de Bardot é que ela foi responsável pela popularização de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. Ela esteve lá em 1964, na companhia do namorado Bob Zaguri, um playboy e produtor marroquino que viveu muitos anos no Brasil.
Brigitte e Bob em Búzios
Hoje existe uma estátua da atriz na cidade em sua homenagem.
Após suas visitas, Búzios tornou-se um dos lugares mais sofisticados e procurados do litoral brasileiro.
Ao longo de sua vida, Bardot casou quarto vezes: o primeiro aos 18 anos com Roger Vadim, o cineasta que a descobriu e a lançou ao estrelado; o segundo, em 1959, com o ator Jacques Charrier, do qual teve seu único filho, Nicolas-Jacques Charrier; o terceiro, entre 1966 e 1969, com o playboy e multimilionário alemão Gunter Sachs; e o quarto e último foi em 1992, aos 58 anos, com Bernard d Ormale, ex-conselheiro do político francês Jean-Marie Le Pen.
Em 1956 com Pablo Picasso
Fontes:
seuhistory.com
arteref.com
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário