segunda-feira, 14 de janeiro de 2019



Resultado de imagem para antonio meucci
                                                     Antonio Meucci
O telefone é um dispositivo de telecomunicação projetado para transmitir conversas por meio de sinais elétricos. O visionário que inventou o telefone foi Antonio Meucci, que o batizou de teletrófone, entre outras inovações técnicas. Durante muito tempo, Alexander Graham Bell foi considerado o inventor do telefone. Contudo, Bell foi apenas o primeiro a patenteá-lo. Dessa forma, em 14 de janeiro de 1876, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução 269, pela qual se reconheceu que o inventor do telefone havia sido Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell. Esse aparelho é formado por dois circuitos que funcionam juntos: o circuito de conversação, que é a parte analógica, e o circuito de discagem, que se encarrega da discagem e da chamada. Tanto os sinais de voz quanto os de discagem e chamada, assim como a alimentação, compartilham o mesmo par de fios. É uma linha equilibrada de 6000 de impedância (linha de transmissão elétrica), e o mais impressionante é que os sinais procedentes do telefone bem como os que se dirigem a ele viajam por ela simultaneamente.

Resultado de imagem para antonio meucci




A maioria de nós aprendeu a ver, em Alexander Graham Bell, através da história, a figura romântica de um inventor, com traço e encanto. Algumas destas impressões favoráveis devem ter vindo da apócrifa mas famosa frase: "Come here Watson, I want you" ("Watson, venha até aqui, eu preciso de você"; frase legendária da invenção do dispositivo, cuja tradição foi aumentada pela versão em filme desta fábula, na qual o ator, Don Amiche, se tornou mais ou menos unido, de forma permanente à pessoa de Graham Bell.

Mas parece que a história deve ser reescrita, para que a justiça seja feita a um imigrante de Florença, Itália: Antonio Meucci, que inventou o telefone, em 1849, e registrou seu primeiro pedido da patente (intenção de registrar uma patente), em 1871, dando início a uma série de eventos misteriosos e injustiças, que seriam até inacreditáveis se não estivessem tão bem documentados.


Resultado de imagem para telefone


Meucci foi uma pessoa enigmática, um homem incapaz de superar sua falta de talento gerencial e empreendedor, um homem atormentado por sua inabilidade para comunicar-se em outros idiomas, exceto o italiano. Os eventos trágicos de sua vida pessoal e profissional, de suas realizações e de sua associação com o grande patriota italiano, Giuseppe Garibaldi, já deveriam ser legendários por si mesmos mas, curiosamente, o homem e sua história são praticamente desconhecidos nos dias atuais.

Antonio Meucci nasceu em San Frediano, perto de Florença, em 13 de abril 1808. Estudou engenharia mecânica e de projetos na Academia de Finas Artes de Florença, e trabalhou no Teatro Della Pergola, bem como em vários outros teatros, como técnico de palco, até 1835, quando aceitou um trabalho como projetista cênico e técnico de palco no Teatro Tacon, em Havana, Cuba. 


A história de Antonio Meucci é ainda muito pouco conhecida, contudo, é um dos episódios mais extraordinários da história dos EUA, se bem que um episódio em que a justiça foi pervertida. E mais, o gênio e a perseverança de um imigrante italiano - gênio, homem de negócios pobre, defensor tenaz dos seus direitos, mesmo contra todas as probabilidades e sendo moído pela pobreza - é uma história que merece e deve ser contada. Antonio Meucci está esperando para ser reconhecido como o inventor de um elemento chave da nossa cultura moderna: o TELEFONE.

Resultado de imagem para telefone



Fontes:
nossasaopaulo.com.br
seuhistory,com
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...