quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Vamos falar hoje das origens de algumas palavras:

Família
Resultado de imagem para família


A raiz da palavra família está no latim famulus, "servo". O termo designava o escravo que servia em casa, sob a autoridade de um patriarca. Ao conjunto de escravos que serviam sob o mesmo teto chamava‑se família. 

Com o tempo, os romanos passaram a usar o termo para definir toda a residência sob cujo teto serviam esses escravos, que consistia de um chefe (o chamado pater familias), a sua esposa, os filhos, os escravos e até os animais e as terras. Depois, o termo passou a designar um conjunto de pessoas, ligadas principalmente por laços de parentesco.

Mas a ideia que temos de família hoje não é a mesma de antigamente. Agora considera-se que uniões estáveis em geral podem ser definidas como relações familiares. Portanto, há famílias que consistem em casais sem filhos, mães ou pais solteiros ou por pessoas do mesmo sexo.

OK:

Resultado de imagem para o.k.



Houve várias tentativas de explicar o surgimento da expressão "OK", que começou a se popularizar nos Estados Unidos em meados do século XIX. A maioria delas é pura especulação. Não parece provável que ela tenha vindo da expressão escocesa och aye ou da palavra okeh, do dialeto indígena Chocktawdo.


Também é lenda urbana a história de que a expressão surgiu entre soldados da Guerra Civil dos EUA, que supostamente contabilizavam os mortos todos os dias e marcavam OK quando havia “0 killed” (ou “0 mortos”). Uma explicação mais plausível é que o termo se originou como uma abreviação de oll korrekt, forma proposital e debochada de escrever "all correct" (tudo correto) com erro de ortografia.

O candidato Martin van Burien, que concorreu às eleições presidenciais de 1840 nos EUA, ajudou a tornar a expressão popular. O apelido dele era Old Kinderhook, e alguns de seus partidários decidiram formar o O.K. Club. Mas, os eleitores do adversário de Burien começaram a fazer brincadeiras com o nome do clube, criando slogans divertidos e ofensivos contra sua campanha eleitoral, contribuindo para popularizar ainda mais o termo.

Bárbaro:

Resultado de imagem para barbaro




A palavra "bárbaro" tem suas origens na Grécia Antiga e era inicialmente usada para descrever todos os povos que não falavam grego, incluindo os persas, egípcios e fenícios. O termo significava “tagarela” ou "balbuciador" e era onomatopaica: para os ouvidos gregos, pessoas que falavam idioma estrangeiro produziam sons ininteligíveis (“bar bar bar”).

Foram os antigos romanos, os quais, pela definição original, eram os próprios bárbaros, que transformaram inicialmente o uso do termo. No final do Império Romano, a palavra "bárbaro" se referia a todos os estrangeiros que não vinham de tradições gregas ou romanas, especialmente as várias tribos e exércitos que pressionavam as fronteiras de Roma.

Hoje, o adjetivo "bárbaro" é mais comumente utilizado para descrever um ato brutal ou cruel no limite da selvageria ou do primitivo e não civilizado (ou todas as opções), enquanto "bárbara" é a pessoa que comete esses atos ou apresenta tais características. Em português, a palavra também é usada popularmente com conotação positiva, significando algo muito bom ou interessante.

Presépio:

Resultado de imagem para presépio


A palavra "presépio" vem do latim praesepe ou praesepium, que significa estábulo, curral. O vocábulo é composto pelo prefixo prae ("diante") e do substantivo saepes ("lugar fechado"). Na língua portuguesa, designa o local do nascimento de Jesus.


Na cultura cristã, tornou-se costume montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Essas representações variam em sua forma: alguns são em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis, em 1223.

E de onde surgiu o termo "presepada"? Uma teoria diz que a origem está no "presepeiro", aquele que constrói presépios. Quando esse profissional não realizava um bom trabalho, o feito era chamado de presepada. De acordo com outra explicação, a palavra presepada era usada para definir maus atores que participavam em presépios vivo.



Fontes:
seuhistory.com
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...