Cabeza de Vaca
No dia 31 de janeiro de 1542 o conquistador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca descobriu as Cataratas do Iguaçu, beleza natural localizada onde hoje fica o Estado do Paraná. Historicamente, ele foi o primeiro europeu a encontrar o conjunto de aproximadamente 275 quedas de água no Rio Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e a Argentina.
Com uma área de 250 mil hectares, as Cataradas são consideradas Patrimônio da Humanidade. O nome Cataratas do Iguaçu tem origem tupi-guarani e significa "água grande". De acordo com a lenda, um deus queria se casar com uma bela mulher chamada Naipi, que fugiu em uma canoa com seu amante mortal Tarobá. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cachoeiras e condenando os amantes a uma queda eterna.
O show da natureza começa bem antes, quando os ouvidos percebem a presença poderosa de muito longe, pelo inconfundível estrondo das quedas. A cada passo, essa sinfonia selvagem vai crescendo em uníssono até tornar-se uma vibração que atinge o corpo todo.
Mas as sensações não param por aí. De repente, a trilha sonora se completa com a visão grandiosa do maior salto de um conjunto de centenas de quedas, a Garganta do Diabo.
Não tem como explicar. Diante dos espantados visitantes, a beleza, o rugido e o poder da torrente de água se une à delicadeza da névoa que molha a pele e desenha arco-íris no ar.
Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.org
google.com.br
fozdoiguacudesinodomundo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário