quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Hoje comemoramos o Dia do Fico!

Resultado de imagem para dia do fico resumo


O Dia do Fico ocorreu em 9 de janeiro de 1822. Esta data ficou conhecida por este nome, pois D. Pedro I, então príncipe regente do Brasil, não acatou ordens das Cortes Portuguesas para que deixasse imediatamente o Brasil, retornando para Portugal. 

Dom Pedro I

As Cortes de Portugal estavam preocupadas com os movimentos que ocorriam no Brasil em direção à emancipação política. Viam no retorno de D. Pedro uma maneira de recolonizar o Brasil, enfraquecendo as ideias de independência.



Os liberais do Partido Brasileiro recolheram cerca de 8 mil assinaturas, exigindo a permanência de D.Pedro no Brasil. Diante deste contexto, D. Pedro declarou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". Então esta data (9 de janeiro de 1822) passou a ser conhecida como o Dia do Fico.

Com a decisão de ficar no Brasil, D. Pedro entraria em choque direto com os interesses dos portugueses e desobedeceria a ordem de voltar para Portugal. Esse foi o mais importante dos passos para que o nosso país se tornasse uma nação independente. A postura de D. Pedro demostrava que ele tinha escolhido defender a causa brasileira. Era o início do Movimento da Independência.

Importância histórica da data:



Este fato histórico foi importante, pois fortaleceu a posição brasileira de buscar a independência, distanciando cada vez mais da influência portuguesa.

Nesse mesmo ano em 7 de setembro, o Brasil declarou a independência de Portugal.

Da mesma forma que se deu nos Estados Unidos da América, a independência se deu muito mais por motivos econômicos, do que propriamente uma vontade de liberdade. Em ambos países os liberais não se queriam mais pagar tanto impostos para os países colonizadores, em ambos países havia uma forte influência da maçonaria nesse grupo de políticos.

No Brasil o movimento tinha um grande apoio tanto de conservadores, como de radicais. Os primeiros tinham a intenção de realizar a independência do Brasil somente por interesses comerciais. Eram os grandes comerciantes e proprietários de terras que comandavam grandes negócios.

Já os radicais queriam se livrar de Portugal para realizar mudanças sociais, como a escravidão e a reforma agrária. Esses eram os padres, jornalistas, estudiosos, pesquisadores, funcionários públicos e militares em geral.


Fontes:
suapesquisa.com
google.com.br
estudopratico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...