Considerado o "pai da Oceania", o explorador inglês James Cook chegou ao Havaí em um dia como este, no ano de 1778, tornando-se o primeiro europeu a desbravar esta região, ao alcançar a ilha de Oahu.
Dois dias depois, ele desembarcou em Waimea, na ilha de Kauai, e nomeou o arquipélago como Ilhas Sandwich, em homenagem a John Montague, que era o conde de Sandwich e um os seus clientes.
James Cook, um oficial da marinha Britânica foi também o descobridor da Austrália e da Nova Zelândia.
Cook e sua tripulação foram recebidos pelos havaianos, que ficaram fascinados pelos navios dos europeus e pelo seu uso do ferro. Cook garantiu, desta maneira, provisões para o seu navio, negociando o metal, enquanto seus marinheiros trocavam pregos de ferro por sexo.
Os navios de Cook, em seguida, fizeram uma breve parada em Ni'ihau e se dirigiram ao norte, procurando o extremo oeste de uma passagem a noroeste do Atlântico Norte para o Pacífico. Quase um ano depois, dois navios de Cook retornaram às ilhas havaianas e encontraram um porto seguro no Havaí, na baía de Kealakekua.
O explorador inglês ainda retornou uma terceira vez à região, contudo esta viagem lhe custou a vida. Ele morreu em Kealakekua, em 1779, após uma luta com os nativos. A casa de Cook na Inglaterra é hoje um memorial.
Fontes:
google.com.br
wikipedia.org
seuhistory.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário