quarta-feira, 7 de abril de 2021

 Morre aos 84 anos o professor e critico literário Alfredo Bosi.



O crítico literário e ocupante da cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras, Alfredo Bosi, morreu nesta quarta-feira 7, aos 84 anos, em São Paulo. Ele estava internado por conta da Covid-19.



A informação foi confirmada pela Companhia das Letras, editora na qual publicou obras como “Dialética da Colonização”, de 1992, e “Brás Cubas em Três Versões: Estudos Machadianos”, de 2006.





De sua obra é necessário destacar, em primeiro lugar, a História Concisa da Literatura Brasileira, obra de fôlego e referência bibliográfica obrigatória de estudiosos e pesquisadores da literatura brasileira; mas também O ser e o tempo de poesia (1977), obra teórica e poética da qual o ensaio “Poesia-resistência” é uma iluminação; Céu, Inferno. Ensaios de crítica literária e ideológica, que reúne ensaios de literatura brasileira e italiana; Os ensaios de Dialética da Colonização, exercícios de crítica histórico-literária que rendeu ao autor o prêmio Casa Grande & Senzala e o prêmio da Crítica de melhor ensaio do ano 1992; obra traduzida para o francês, o inglês e o espanhol. O núcleo machadiano de sua crítica contempla dois livros: Machado de Assis. O enigma do olhar (2000) e Brás Cubas em três versões (2006), além de vários ensaios e artigos sobre o autor de Dom Casmurro. Em Ideologia e contra ideologia (2010) se detém sobre o conceito de ideologia para fazer uma radiografia de sua história ao longo de quinze ensaios, na primeira parte, e uma leitura contra ideológica em chave brasileira na segunda parte.

Outras obras de relevância: Reflexões sobre a arte (Ática: 1985); Literatura e Resistência (Companhia das Letras: 2002); Entre a Literatura e a História (2013: Editora 34).

Ele foi professor de Literatura Brasileira na Faculdade de letras USP na década de 70.

Em tempos onde a mediocridade, a falta de cultura e inteligência são enaltecidos por uma elite reacionária no Brasil, ele fará muita falta.



Fontes:
wikipedia.org
google.com
folha.uol.com.br
cartacapital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...