segunda-feira, 26 de abril de 2021






Jamestown, ou forte de Jamestown, Virgínia, foi o primeiro assentamento permanente britânico nos Estados Unidos. Foi fundado em 24 de abril de 1607 às margens do rio James sobre uma península, no atual estado norte-americano de Virgínia (Estados Unidos). Os navios Susan Constant, Godspeed e Discovery, com 104 homens chegaram à zona em 24 de abril de 1607 onde construíram o forte de Jamestown em menos de um mês. Sua localização sobre uma pequena península e sua forma triangular protegiam os colonos da ameaça dos barcos, ataques espanhóis e dos indígenas de Powhatan (tribo nativa americana).




A localização na ilha de Jamestown foi escolhida, principalmente, porque ofereceu uma posição estratégica favorável defensiva contra as outras forças europeias. Outra razão foi porque não era habitada pelos índios locais. No entanto, os colonos logo descobriram que o seguro e isolado lugar era atormentado por mosquitos, e que a água do rio imprópria para beber, além oferecer oportunidades limitadas para a caça e pouco espaço para a agricultura.





Apesar da liderança de John Smith, a fome, as relações hostis com os nativos e a falta de rentabilidade das exportações ameaçara, a sobrevivência da Colônia nos primeiros anos. Jamestown não era autossuficiente, sendo muitos de seus moradores nobres e domésticos que não entendiam sobre agricultura. Isto forçava a vinda de navios com provisões ou a compra de milho dos índios powhatan. Nos nove primeiros meses, 66 dos 104 colonos morreram de fome. O assentamento apenas não desapareceu devido às constantes levas de imigrantes que se seguiram.

Devido à fome extrema, os colonos começaram a comer os animais (cavalos, cães, gatos, ratos) Por fim recorreram ao canibalismo, comendo os que tinham morrido. Uma análise forense feita numa jovem de 14 anos, feita no século XXI constatou que o crânio e tíbia da menina foram cortados.

O colono John Rolfe introduziu uma linhagem de tabaco, que foi exportado com sucesso em 1612, e as perspectivas financeiras para a colônia logo se tornaram muito mais favoráveis quando colonos desenvolveram uma monocultura do tabaco. Dois anos depois, Rolfe casou-se com a jovem nativa Pocahontas, filha de Wahunsenacawh, chefe da Confederação Powhatan, seguindo um período de relativa paz entre os colonos e os nativos. Em 1616, o Rolfe fez uma viagem de relações públicas para a Inglaterra. Alterações feitas pela Companhia da Virgínia, que entrou em vigor em 1619, atraíram investimentos adicionais, aumentando o progresso da colônia.


O evento mais famoso da vida de Pocahontas, o resgate do capitão John Smith, não aconteceu da maneira como ele o escreveu. Smith estava explorando quando encontrou um grupo de caça Powhatan. Uma luta se seguiu, e Smith foi capturado por Opechancanough. Opechancanough, um irmão mais novo de Wahunsenaca, levou Smith de vila em vila para demonstrar ao povo Powhatan que Smith, em particular, e os ingleses, em geral, eram tão humanos quanto os índios. O “resgate” foi uma cerimônia, iniciando Smith como outro chefe. Era uma maneira de acolhê-lo e, por extensão, todos os ingleses, na nação Powhatan.

John Smith




Fontes:
history.uol.com.br
wikipedia.org
google.com
correiobraziliense.com.br
editorawish.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...