sábado, 24 de abril de 2021



Augusto Frederico Schmidt nasceu no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1906 na Rua Marques de Abrantes, Flamengo, Rio de Janeiro. Por ser a data do aniversário de Monteiro Lobato, nascido em 1882, nesse dia se comemora, há quase cinquenta anos, o Dia do Livro no Brasil. Filho de Gustavo e Anita Schmidt, aos 8 anos muda-se para Lausanne, Suíça, onde estudou até a morte do pai, em 1916, quando sua família retornou ao Brasil.



Canto da madrugada

Avancei pela noite. Abri os braços e recebi a aurora pequenina.
Chorava ainda. Suas lágrimas desceram sobre meu rosto.
Veio um perfume forte de flores molhadas,
Renovaram-se as vozes dos galos pelas campinas úmidas.
Lenhadores dormem nos casebres frios.
Estão nascendo flores misteriosas
Estão crescendo grandes almas nas sombras da noite.
Porque há um canto que sai da noite e vem acordar a aurora adormecida!




Aos 14 anos, começou a trabalhar como auxiliar de caixeiro na Casa Costa Pereira Armarinhos e Tecidos Finos, no centro da cidade. Nesta época, Schmidt publicou seus primeiros versos de amor no jornal do bairro de Copacabana chamado “O Beira-Mar”. Demitido, e depois conseguiu uma colocação como caixeiro-viajante, em São Paulo, onde participou do movimento modernista entre 1923 e 1925.
View fullsize.







Retornou ao Rio como gerente de uma serraria em Nova Iguaçu. Neste ano, ele também lançaria seu primeiro livro de poesias: Canto do Brasileiro Augusto Frederico Schmidt. Depois de gerenciar a Livraria Católica, comprada por um grupo de amigos, fundou, em 1930, a Schmidt Editora, que lançou as primeiras obras de autores importantes como Gilberto Freyre ("Casa Grande & Senzala"), Graciliano Ramos ("Caetés"), Rachel de Queiroz (João Miguel), Marques Rebelo (Oscarina), Jorge Amado ("O País do Carnaval"), Vinicius de Moraes ("Caminho Para a Distância"), Octávio de Faria (Maquiavel e o Brasil), Lúcio Cardoso (Maleita), Hamilton Nogueira, entre outros. Schmidt igualmente ajudou a firmar, no panorama literário, alguns autores já iniciados na edição, como Leonel Franca (Ensino religioso e ensino leigo e Catolicismo e Protestantismo), Alceu Amoroso Lima (Problema da burguesia, Preparação à Sociologia, Debates pedagógicos e Estudos, 4ª série) e Virgílio de Melo Franco (Outubro de 1930). Infelizmente, a Schmidt Editora durou pouco mais de três anos.


O grande momento

A varanda era batida pelos ventos do mar
As árvores tinham flores que desciam para a morte,
com
[a lentidão das lágrimas.
Veleiros seguiam para crepúsculos com as asas cansadas
[e brancas se despedindo.
O tempo fugia com uma doçura jamais de novo experimentada
Mas o grande momento era quando os meus olhos conseguiam
entrar pela noite fresca dos seus olhos…





Além de poeta, Augusto Frederico Schmidt também foi presidente do Club de Regatas Botafogo entre 1941 e 1942. Um de seus últimos atos de sua gestão foi idealizar a fusão do clube que presidia com o homônimo de futebol, Botafogo Football Club, criando assim o Botafogo de Futebol e Regatas. A ideia surgiu em decorrência da morte do atleta de basquete Armando Albano durante uma partida entre os dois clubes. Apesar de idealizador, o cargo de presidente do novo clube não ficou com Schmidt, mas sim com Eduardo Góes Trindade então presidente da outra agremiação.

Espírito criativo e polivalente, foi também empreendedor, tendo sido um dos fundadores da cadeia de supermercados DISCO no Rio de Janeiro, além de sócio majoritário da ORQUIMA S/A, indústria precursora da energia nuclear brasileira encampada pela Nuclebrás em 1975.

Foi amigo pessoal do presidente da República Juscelino Kubitschek (1902-1976). Criou o famoso slogan de JK: "50 anos em 5". Escreveu inúmeros discursos para o presidente e várias de suas ideias vieram a ser realizadas, como a criação da Operação Pan-Americana (OPA), uma iniciativa que iria inspirar a Aliança para o Progresso, criada pelos Estados Unidos na administração Kennedy.

Foi ainda Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais e, em seguida, nomeado embaixador do Brasil na ONU e na então Comunidade Econômica Europeia.

Faleceu em 1965 sem deixar descendentes, sendo sepultado no Cemitério São João Baptista. Tinha duas irmãs, Anitta e Magdalena, esta última, sua revisora de textos. Era neto do Visconde de Schmidt (Frederico Augusto Schmidt), um dos homens mais ricos do Império, o qual havia amealhado uma imensa fortuna com uma empresa de importação e exportação - Schmidt & Cia, localizada na Rua da Alfândega nº 70.



Fontes:
wikipedia.org
google.com
copacabana.com
revistaprosaeversoearte.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...