terça-feira, 20 de abril de 2021




"A décima parte, que é paga às Igrejas, párocos delas, e pessoas eclesiásticas para sua (…) sustentação; que assim como estes sustentam aos fiéis com o pasto espiritual da doutrina e sacramentos, assim".


No Antigo e o Novo Testamento existem diversos versículos sobre o dízimo, vejamos:



"E bendito seja o Deus Altíssimo,
que entregou seus inimigos
em suas mãos".
E Abrão lhe deu o dízimo de tudo."

Gênesis - 12:20

"Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas - pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízi­mo, terá que acrescentar um quinto ao seu va­lor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor."

Levítico 27:30-32


"Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro."

Números 18:21


"Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente.

Deuteronômio 14:22


"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos?' Nos dízimos e nas ofertas."

"Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando."


Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

Malaquias 3:8:9:10

No Antigo Testamento era condicionado o dízimo ao sustento dos Levitas (Ministros que pregavam a palavra de Deus). É muito claro que o dízimo ou o decimo ou a décima parte das colheitas deviam ser destinados àqueles que viviam da pregação, para a sua subsistência. Não deviam, entretanto como em Malaquias ' roubar o senhor'. A oferta era para sua subsistência e não para que enriquecessem.

No Novo Testamento vemos em Mateus 23:23 - 

Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas tendes descuidado dos preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Deveis, sim, praticar estes preceitos, sem omitir aqueles!

Ou seja não adianta nada praticar o mal, ser injusto, infiel e egoísta e depois ir ao templo e dar o dízimo, como se tivesse "comprando" a Deus para redimir de seus pecados.



É curioso o parentesco próximo entre o substantivo dízimo e o verbo dizimar, que, como se sabe, significa “destruir, devastar” ou “matar em grande número”. Este para designar uma severíssima punição adotada pelos oficiais do exército romano em casos de insubordinação das tropas: matar, aleatoriamente, um em cada dez soldados. 

 O termo dizimo é derivado do latim decimus, “a décima parte” – a mesma matriz, como se vê, do vocábulo décimo. Ambos descendem de decimus, mas décimo é uma palavra de formação culta e dízimo, uma palavra de  formação vulgar. O termo estreou em nosso idioma no século XIII, embora a prática a que se refere seja tão velha quanto a Bíblia. 


Dizimo portanto deriva do latim decimus , a décima parte, de decem , "dez".


Desse substantivo vem o verbo dizimar porque, em épocas do exército romano, quando uma legião era considerada culpada de covardia ou algum outro ato reprovável, ela era “dizimada”: um em cada dez soldados era escolhido para morrer.

Esse verbo é muitas vezes usado em sentido inadequado, quando se diz que um grupo foi “totalmente dizimado”, querendo dizer que ele foi eliminado.

Tirem suas conclusões sobre a enorme pressão de alguns chefes das Igrejas Evangélicas e mesmo das Igrejas Católicas, para que os templos fossem reabertos durante a pandemia.

Ora, dirão alguns, os donativos podem ser dados por meios eletrônicos. Aí surgem duas dificuldades: Grande parte da população brasileira não possuem acessos à essas formas de pagamento, e convenhamos que a pressão exercida num templo lotado para o pagamento da contribuição é muito maior. Além disso os donativos dentro de um templo ou igreja são invariavelmente feito sem dinheiro, o que é muito mais prático.



Fontes:
veja.abril.com.br
bibliaon.com
infoescola.com
origemdapalavra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...