quinta-feira, 15 de abril de 2021

 



Vamos falar do crítico teatral, professor e ensaísta brasileiro, Edélcio Mostaço, e seu livro sobre a formação do teatro brasileiro no século vinte, especialmente na década de 50,60 e 70; "Teatro e Política - Arena, Oficina e Opinião".

O chamado Teatro de Oposição teve o TBC como vértice de uma pirâmide ao contrário. O TBC foi a primeira tentativa de um teatro profissional genuinamente brasileiro. Teve em suas origens nos teatro europeus e influencia importante de Franco Zampari, Procópio Ferreira, Cacilda Becker, Tônia Carreiro e Paulo Autran.


Formado em direção teatral e crítica pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP em 1974, desenvolve, inicialmente uma carreira artística. Em 1975 dirige "Bonitinha, Mas Ordinária, de Nelson Rodrigues, em 1976 "Manual de Sobrevivência na Selva", de Roberto Athayde; em 1978 "Cantata Pra Alagamar", de Kaplan e Solha. A partir dos anos de 1980, volta-se para as atividades como pesquisador e crítico teatral. Em 1982, conquista o 1º lugar do Concurso Van Jafa de Jornalismo Teatral, instituído pelo Inacen-Cenacen-MinC, com o texto "Opressão: O Mito Oculto do Teatro do Oprimido", publicado no Jornal da Tarde.




Edélcio Mostaço


Nascido em São Caetano do Sul em 1949. Foi um dos redatores da primeira fase da "Enciclopédia Itaú cultural do Teatro Brasileiro" (entre 2000 e 2002), atuando também como consultor, para a qual redigiu mais de 200 verbetes relativos aos anos 1938-2000. Para a editora Perspectiva colaborou em duas obras: "O Pós-Modernismo", 1995, onde publicou o capítulo "O Teatro Pós-Moderno"; e o "Dicionário do Teatro Brasileiro", para o qual redigiu mais de dez verbetes, 1998.



O texto aborda a trajetória artística de três dos mais importantes e influentes grupos teatrais brasileiros entre os anos de 1950 e 1970, dedicando especial ênfase às questões ideológicas que perpassaram aquele período.


Fruto de uma longa pesquisa, o livro foi originalmente lançado em 1982, tornando-se uma referência para o setor cênico e no campo dos estudos historiográficos. Longamente citado em muitos estudos posteriormente surgidos sobre aquela época, a obra demandava uma nova edição.



Em 2002, obtém seu doutorado pela ECA/USP e transfere-se para Florianópolis, onde passa a lecionar nos cursos de graduação e pós-graduação em teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc.





Fontes:
wikipedia.oirg
google.com
portalbrace.org
teatro.norodar.com
academia.edu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...