terça-feira, 9 de março de 2021

 As três irmãs de Tchekhov.



Tchekhov


As Três Irmãs (em russo: Три сeстры, transliteração Tri Sestri) é uma peça do dramaturgo russo Anton Pavlovitch Tchékhov, em quatro atos, um drama escrito em 1900 e encenado pela primeira vez em 1901, em Moscou.



PRIMEIRO ATO


Um sala na casa dos Prozorov. Entre suas colunas se divisa a sala de jantar. É um meio-dia ensolarado e estão pondo a mesa para o almoço.

Olga vestindo o uniforme azul das professoras do Liceu corrige, sentada ou andando, os cadernos de suas alunas.

Macha de vestido negro, está sentada com o chapéu sobre os joelhos e lê um livro.

Irina, de roupa branca, está em pé, junto à janela, imersa em pensamentos.

SEGUNDO ATO

O mesmo cenário do primeiro ato. São oito da noite. Da  rua chega o som distante de um acordeão. Está escuro. Entra Natália Ivanovna de roupão, segurando uma vela acesa; Para junto à porta que dá para o quarto de Andrei. 



TERCEIRO ATO

Quarto de Olga e Irina. à esquerda e à direita, camas cercadas por biombos. São mais ou menos três horas da madrugada.

Fora da cena se ouve o repicar dos sinos; está havendo um incêndio, que já dura bastante tempo.

Vê-se que na casa ainda estão todos acordados.

Macha de roupa preta, como sempre, está deitada no divã, entram  Olga e Anfissa.

QUARTO ATO

O velho jardim dos Prozorov. Uma longa alameda de abetos em cuja extremidade se divisa o rio. Do outro lado do rio, um bosque. à direita, o terraço da casa, onde há garrafas e taças sobre a mesa, indicando que se acabou de tomar chamapnhe.

É meio dia. Vindos da rua de quando em quando  transeutos se dirigem apressados rumo ao rio. Cinco soldadoscruzam opalco a passos rápidos. Tchebutikin, de excelente humor -  que não o  abandonará durante todo o ato – Está sentado numa cadeira de braços no jardim, à espera que o convidem; está de quepe e com um bastão. No terraço estão Irina, Kuliguin, que raspou o bigode e ostenta no peito uma condecoração, e Tuzenbach; os três se despedem  de Fedotik e de Rode que descem pela escadaria. Os dois oficiais vestem uniformes de campanha. 





Os Prozorov: Três irmãs, Olga, Irina e Macha, vivem durante muitos anos numa província no interior da Rússia, em companhia de seu irmão André. Olga, solteira que vê os anos passarem e a oportunidade de casar; Macha, esposa de um professor de liceu, aos poucos percebe a mediocridade do marido; e Irina, a mais nova, que é a única que ainda acredita no futuro.

Ambas idealizam Moscou como a sua única salvação, o lugar onde haviam passado uma infância feliz, e anseiam voltar para lá; porém, com o passar do tempo, o projeto é sempre adiado, devido à vida provinciana que levam.

O comandante Verchinine e seu destacamento chegam à província, iniciando um interesse por Macha, enquanto dois de seus oficiais fazem a corte a Irina. Enquanto se desenrolam os problemas das três irmãs, Natália, esposa de Andrei, passa a dominar a casa.

O destacamento se retira da cidade, levando a esperança de Macha e de Irina, cujo pretendente morre num duelo, enquanto Olga se conforma, aceitando o cargo de diretora da escola. As três abdicam, assim, de seus sonhos de mudança.

A peça foi encenada no Brasil pela primeira vez em 1972, direção de José Celso com Maria Fernanda, Kate Hansen, Analu Prestes e Renato Borghi.


Maria Fernanda, Analu Prestes e Kate Hansen



Fontes:
wikipedia.org
google.com
jaimemoniz.com
br.rbth.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...