domingo, 7 de março de 2021

 Todos sabemos que a Terra é redonda e composta de cerca de  71 % de água.





Para a prestigiosa NOAA, (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, agência norte americana) “embora exista apenas um oceano global, o vasto corpo de água que cobre 71% da Terra está dividido geograficamente em regiões com nomes distintos.





Historicamente, existem quatro oceanos nomeados: o Atlântico, o Pacífico, o Índico e o Ártico. No entanto, a maioria dos países – incluindo os Estados Unidos – agora reconhece o antártico sul como o quinto oceano. O Oceano Antártico, ou austral, é o mais novo a ser batizado.



Oceano Atlântico – algumas curiosidades


Cobrindo 20% da superfície inteira da Terra (106,400,000 km²), o Oceano Atlântico é o segundo maior do mundo. Seu ponto mais profundo, a Fossa de Porto Rico, ou Milwaukee Deep, fica a 76 milhas da costa de Porto Rico, e tem 8.380 metros de profundidade.





O Oceano Atlântico formou-se há cerca de 130 milhões de anos, quando as Américas, a África e a Europa – e depois todas as partes do ancestral super continente Pangaea – começaram a se afastar umas das outras.

Apesar de seus 130 milhões de anos, o Atlântico abriga, entre outras, a mais nova ilha do planeta: Surtsey formada através de atividade vulcânica em 1963. A ilha é agora considerada como Patrimônio da Humanidade.

Ilha Surtsey



O nome vem da palavra grega “Atlantikos“. Este também é o mesmo nome que os antigos gregos aplicaram à mítica ilha de Atlântida. A menção mais antiga sobre seu nome é encontrada em História, de Heródoto, por volta de 450 a.C.



Com um nível de salinidade que varia de 33 a 37 partes por mil, o Oceano Atlântico é mais salgado do mundo. Uma das maiores cadeias de montanhas também está localizada no Oceano Atlântico. Chamada de Cadeia Dorsal Mesoatlântica, essa cadeia montanhosa submersa é quase duas vezes maior que a Cordilheira dos Andes. A Barreira de coral Mesoamericana, o segundo maior recife de barreira do mundo, depois da Grande Barreira de Corais na Austrália, está localizado perto da costa do México.


Oceano Pacífico

Quem o batizou foi o nauta português Fernão de Magalhães, o primeiro a fazer uma circunavegação da Terra, em 1521. Magalhães, ao entrar no Pacífico depois de atravessar o Estreito que leva seu nome, considerou o oceano muito ‘calmo’, ‘tranquilo’, ‘pacífico’. Daí veio o nome.





Ele é de longe o maior oceano da Terra. Abrange uma área total de 165,200,000 km². Isso é, cerca de 30% da superfície da Terra. A área coberta pelo Pacífico é maior do que a massa terrestre combinada de todos os continentes. A massa combinada é de 58.000.000 milhas quadradas. Isso significa que o Pacífico supera a massa terrestre em mais de 7 milhões de milhas quadradas.
O mais profundo; contém 75% dos vulcões do planeta; tem entre 25 mil a 30 mil ilhas!

O Pacífico é o oceano mais profundo. Sua profundidade média é de 4.300 metros, e o rival mais próximo, o Atlântico, tem média de 3.600 metros. O ponto mais profundo é o Challenger Deep na Fossa das Marianas, com profundidade de 11.100 metros – o que torna o ponto mais profundo de qualquer oceano no mundo.

A bacia do Pacífico tem cerca de 75% de todos os vulcões ativos no mundo, e o oceano, uma coleção de 25.000 e 30.000 ilhas. O número exato é desconhecido porque mais ilhas ainda estão sendo descobertas. Mais de 60% das ilhas do Pacífico formam um único país. Que país é este?
Indonésia; encolhimento do Pacífico; sua economia

A Indonésia é formada por 18.306 ilhas. A maioria é desabitada – apenas 922 têm habitantes permanentes. O Oceano Pacífico está encolhendo cerca de 1 polegada por ano. Esse encolhimento é causado por uma lenta mudança na placa tectônica subjacente ao Pacífico e Atlântico.

O resultado é a lenta expansão do Atlântico acompanhada por encolhimento do Pacífico. O oceano é um dos maiores contribuintes para a economia global. Mais de 60% do peixe consumido no mundo é capturado no Oceano Pacífico.
Navegações antigas; descobertas recentes; atóis e fenômenos climáticos

As viagens no Pacífico se arrastam há mais de 5.000 anos. Já em 3.000 a.C, o povo austronésio de Taiwan havia descoberto como construir barcos para viagens de longa distância.

Eles navegavam para lugares como a Indonésia, as Filipinas e Madagascar – espalhando cultura e idioma. Uma das criaturas mais interessantes recentemente descobertas no Pacífico é o Caranguejo Yeti. Este crustáceo (descoberto em 2005) foi chamado de “Yeti” porque suas garras são peludas como o lendário Yeti.


O Caranguejo Yeti. (Imagem:ocean.si.edu/)


A maioria dos atóis do mundo é encontrada no Oceano Pacífico, e um dos fenômenos climáticos mais interessantes que surgem do Pacífico é o El Niño, o aquecimento periódico da água, que tem um efeito resultante no clima global – levando a aumentos de temperatura, tempestades e até furacões.





Oceano Índico

Tem uma área total de 73,556,000 km². O Índico é a terceira maior massa de água do mundo. Abrange aproximadamente um quinto da superfície da Terra. O ponto mais profundo é o Sunda Deep, localizado na Fossa de Java, Indonésia. Tem uma profundidade máxima de 7.900 metros.



O Índico cresce mais de 20 cm por ano; produz 40% da oferta de petróleo; é o mais quente

Devido ao derretimento das calotas polares, oÍndico cresce mais de 20 cm por ano. Cerca de quarenta por cento da oferta mundial de petróleo é proveniente de suas profundezas. Ele é conhecido como o oceano mais quente do mundo.

Sua taxa de aquecimento também é a mais rápida entre os oceanos tropicais, ainda mais exacerbada pelo aquecimento global e mudança climática.
Vida marinha mais pobre; história; rios que deságuam no mar; e o nome

O calor torna suas águas mais quentes, em consequência, com menos nutrientes. Por isso, em comparação com os outros oceanos, o Índico não é tão propício para a vida marinha. Além da alta temperatura, o Índico tem baixo teor de oxigênio o que também prejudica a fauna marinha.

O Ganges




O Oceano Índico recebe 6.000 quilômetros de escoamento de rios grandes como o Ganges e o Brahmaputra. Enquanto o resto do mundo se refere a ele como o “Oceano Índico”, os antigos textos em sânscrito denominaram este corpo de água como Ratnakara (“mina de pedras preciosas”). Já a tradição hindu se refere a ele como Hind Mahasagar. O nome ‘Índico’ não tem ligação com aventuras náuticas como o Pacífico. O nome vem da Índia, país dominante na região do oceano em questão.




Oceano Ártico

É curioso, mas o animal que mais remete ao Ártico não é um animal marinho, mas os ursos polares, os maiores predadores terrestres do mundo. Eles só podem ser encontrados no Ártico!

O Artigo é o menor entre os cinco oceanos, com uma área total de 14 milhões de quilômetros quadrados, aproximadamente o mesmo tamanho da Rússia. O registro mais antigo da existência deste oceano foi feito em 325 a.C, quando Pytheas de Massilia fez uma conta de uma viagem. Ele chamou essa terra de “Eschate Thule”.




A maior plataforma continental; conexão Atlântico-Pacífico; salinidade

Embora seja o menor entre os oceanos, tem a maior plataforma continental. Esta plataforma se estende 750 milhas em direção ao mar a partir da Sibéria, até o Mar da Groenlândia. Você pode encontrar mais espécies de peixes no Oceano Ártico do que em qualquer outra massa de água no mundo. O Oceano Ártico está conectado ao Pacífico através do Estreito de Bering, enquanto o Mar da Groenlândia o conecta ao Atlântico.



O Ártico tem uma salinidade muito baixa. É o menos salgado entre os cinco oceanos. O baixo teor de sal pode ser atribuído ao pesado influxo de água doce do rio e córregos circunvizinhos e ao fato de que ele é um oceano relativamente isolado dos outros cinco. Sua história de descoberta recente é repleta de grandes aventuras do gênero humano.


Oceano Austral

Chegamos ao mais novo membro do clube dos grandes. Sua história e descoberta tornou-se uma das mais belas sagas da raça humana com direito a muito sofrimento físico, naufrágios pavorosos e páginas heroicas; e também um lado obscuro, não tão divulgado, que é a quase extinção de vários tipos de mamíferos marinhos, das focas e leões marinhos, às baleias de todos os tipos.


Albatroz errante - maior envergadura entre todas as aves da Terra


O Oceano Austral, e as terras que o cercam, foi testemunha do melhor do ser humano, hoje estudando e preservando a região, antes quase aniquilando grande parte da fauna nativa.





Noventa e quatro por cento de todas as formas de vida na Terra são aquáticas. Deste número, noventa por cento residem na “zona abissal” (região profunda do oceano, variando entre 2.000 e 6.000 metros). Os humanos documentaram melhor o espaço e os outros planetas do que mapearam o fundo do oceano.

Estima-se que apenas cerca de cinco por cento dos oceanos do mundo tenham sido totalmente explorados. Agora, o Projeto Seabed pretende mudar esta situação até 2030.


Don´t let it die - Hurricane Smith


Mercy, mercy me -Marvin Gaye


Além de “gigante pela própria natureza”, os oceanos são o berço da vida na Terra e os principais responsáveis pela sua manutenção. A partir de uma colaboração cientifica mundial, provou-se que o ecossistema marinho abarca a maior diversidade de espécies do planeta (cerca de 220 mil). Mais surpreendente ainda é que o número de espécies desconhecidas pode ser 10 vezes maior! Exemplos exuberantes de vida marinha são os microscópicos fito plâncton, os coloridos corais, os temidos tubarões e as gigantes baleias. Porém, toda essa vida está ameaçada diante das atividades predatórias e inconsequentes de uma única espécie, o ser humano.






Enquanto o ser humano, na sua mais profunda ignorância, autossuficiência, arrogância, desprezo pela Natureza, ambição e instinto predatório não se der conta que a vida na Terra depende exclusivamente desse ecossistema, da fauna e flora marinha e da preservação, estaremos fadados a extinção num futuro não tão distante. Talvez não nas gerações futuras, mas o fato é estaremos negando a existência para nossos tataranetos e os filhos deles e para toda vida vegetal ou animal que vive hoje na Terra.





Fontes:

marsemfim.com.br
youtube.com
google.com
bioicos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...