The Fifth Column de Ernest Hemingway.
A Quinta Coluna foi a única peça teatral escrita pelo escritor norte-americano Ernest Hemingway. A peça é composta de três atos e se passa durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) durante a invasão do General Francisco Franco, que a partir Marrocos deu um golpe de estado contra o governo republicano.
Hemingway vivia em Madrid na época, participando ao lado de outros intelectuais progressistas de esquerda de toda a Europa e EUA, da defesa da cidade.
Quinta Coluna foi o termo usado para designar os madrilenos apoiadores do golpe que invadiam Madrid.
Franco atacou com quatro colunas do exército e a quinta coluna foi a de apoiadores àqueles que invadiam e destruíam a cidade.
A partir desse evento o termo "quinta coluna" é usado de forma jocosa indicando os vira casacas e traidores da pátria.
Hemingway descreve de forma dura e realista os combates na cidade de Madrid, sua destruição por canhões.
As forças inimigas que avançavam sobre Madri não tinham o hábito de poupar seus prisioneiros. Da mesma forma, os membros da Quinta-Coluna que fossem apanhados dentro da cidade nas semanas iniciais da Guerra Civil eram também eliminados sumariamente. Com o correr do tempo, passaram a ser submetidos à Justiça e condenados a trabalhos forçados ou à morte, dependendo da gravidade dos crimes que houvessem cometido contra a República. Nos primeiros dias, entretanto, eram sempre fuzilados. Mereciam isso, pelas regras de luta, e por certo o esperavam. Alguns defensores fanáticos da República Espanhola — note-se que fanáticos jamais conseguem trazer novos adeptos para as causas que defendem — criticarão minha peça pelo fato de ela deixar claro que os membros da Quinta-Coluna eram fuzilados.
Ato 1 - Cena II
Interior do quarto 109. ...Um aquecedor elétrico ligado brilha vivamente. e uma jovem bela, alta e loira, encontra-se sentada numa das cadeiras. A jovem é Dorothy Bridges. Um homem de cerca de 35 anos com uma jaqueta de couro, calça de veludo e botas enlameadas, está de pé olhando um mapa. seu nome é Preston.
Nenhum comentário:
Postar um comentário