Vamos falar hoje da peça de Ariano Suassuna, "O Auto da Compadecida".
Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto (assuntos de origem religiosa e profano), em três atos, escrita pelo autor brasileiro Ariano Suassuna em 1955. Sua primeira encenação aconteceu em 1956, no Recife, em Pernambuco.
A primeira peripécia narrativa da peça, o enterro do cachorro, pode ser encontrada em diversas obras anteriores, como no cordel “O Dinheiro”, de Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Nesse cordel, um cachorro também deixara uma soma em dinheiro no testamento com a condição de que fosse “enterrado em latim”.
As duas próximas peripécias, ambas encontradas na segunda parte da peça (que pode ser dividida em três atos), apresentam um gato que supostamente “descome” dinheiro e de um instrumento musical que seria capaz de ressuscitar os mortos. Essas duas estruturas narrativas estão no romance de cordel “História do Cavalo que Defecava Dinheiro”, também de Leandro Gomes de Barros.
Na peça, porém, Suassuna substituiu o cavalo por um gato, certamente para facilitar a encenação. Esse é um exemplo de como uma necessidade prática pode influir na narrativa, obrigando o autor a transformá-la conforme as necessidades impostas pela forma de apresentação.
A apropriação da tradição, ao contrário de ser facilitada pela tematização prévia, é dificultada, pois, ao imitar, é preciso fazer jus a quem se imita, superando-o ou pelo menos igualando-se a ele em qualidade e inventividade. No texto de Leandro Gomes, o instrumento musical capaz de levantar defuntos era uma rabeca e, em Suassuna, passa a ser uma gaita, provavelmente também por causa de uma necessidade cênica.
O Auto da compadecida - peça teatral
No último ato da peça ocorre o julgamento dos personagens que foram mortos por Severino de Aracaju, e do próprio Severino, morto por uma facada de João Grilo. É impossível não pensar no “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, em que uma série de personagens é julgada por seus atos em terra e tem como juízes um anjo e um demônio. A fonte direta de Suassuna, porém, estava mais próxima. É “O Castigo da Soberba”, romance popular nordestino, de autoria anônima, no qual a compadecida aparece para salvar um grupo de condenados.
Ariano Suassuna fala do auto da compadecida
Fica patente o cunho de sátira moralizante da peça, que assume uma posição cujo foco está na base da pirâmide social, a melhor maneira de desvelar os discursos mentirosos das autoridades e integrar os homens e mulheres por meio da compaixão, a qual só os desprendidos podem desenvolver. Nesse aspecto, a moral que se depreende da peça é muito semelhante à do cristianismo primitivo, que se baseava no preceito “amai-vos uns aos outros”.
A peça fala da exploração dos mais humildes pelos poderosos tendo a Igreja como parceira. Fala da hipocrisia, da ganância, da discriminação social e conta as artimanhas de João Grillo par superar sua miséria valendo-se de sua astúcia, fato reconhecido pela Compadecida. João Grillo representa milhares de brasileiros miseráveis e discriminados que lutam com para sobreviver.
A peça fala da exploração dos mais humildes pelos poderosos tendo a Igreja como parceira. Fala da hipocrisia, da ganância, da discriminação social e conta as artimanhas de João Grillo par superar sua miséria valendo-se de sua astúcia, fato reconhecido pela Compadecida. João Grillo representa milhares de brasileiros miseráveis e discriminados que lutam com para sobreviver.
Chicó e João Grillo
A peça foi encenada milhares de vezes e fiou famosa no cinema com os personagens de João Grilllo e Chicó interpretado por Matheus Nachtergaele e Selton Mello respectivamente.
O Auto da Compadecida - trailer - 2000
Fontes:
wikipedia.org
guiadoestudante.abril.com.br
google.com
melhoresfilmes.com.br
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário