sábado, 6 de junho de 2020

Carl Jung

No dia 6 de junho de 1961 morria, em Küsnacht, na Suíça, Carl Gustav Jung, psiquiatra, fundador e primeiro presidente da Associação Psicoanalítica Internacional, tornando-se uma figura chave para o início da pesquisa da psicanálise.

Resultado de imagem para carl jungs

Nascido no dia 26 de julho de 1875, em Kesswil, também na Suíça, Carl Jung, inicialmente, ficou impressionado com as teorias de Sigmund Freud, o criador da psicanálise. Os dois se tornaram muito amigos, e Freud acreditava que Jung seria o seu herdeiro inquestionável na condução intelectual do movimento psicoanalítico.




Formação

Devido ao fato de seu pai ser pastor protestante, a carreira eclesiástica sempre fora uma possibilidade de futuro. Entretanto sua decisão pautou-se em estudar Medicina na Universidade da Basiléia, onde interessou-se pelas questões da mente humana.

Concluiu o curso em 1900, quando passou a trabalhar na Clínica Bugholzi, em Zurique, como assistente de Eugen Bleuer, psiquiatra que primeiro descreveu a esquizofrenia.
Ambos tinham uma diferença de idade de quase 20 anos, e Freud passou a tratar Jung quase que como um filho adotivo.



Seu primeiro encontro com Freud, em 27 de fevereiro de 1907, durou 13 horas e deu início a um relacionamento de aproximadamente 7 anos, rico em troca de confidências, análise de sonhos e discussão de casos clínicos.



Primeira fileira: Sigmund Freud, Stanley Hall, Carl Gustav Jung; segunda fileira: Abraham Brill, Ernest Jones, Sandor Ferenczi. Universidade de Clark, Massachusetts, Estados Unidos da América, Setembro de 1909.



Porém, tamanha identidade de pensamentos não resistiu a algumas diferenças fundamentais. Jung jamais conseguiu aceitar a insistência de Freud de que as causas dos conflitos psíquicos sempre envolveriam algum trauma de natureza sexual, e Freud não reconhecia como verdadeira a ideia de que o inconsciente é uma instância maior, cujos objetivos vão muito além de somente guardar o material reprimido, traumas e o que não interessa mais para o indivíduo.

Assim, o desgaste da amizade foi inevitável, assim como sua ruptura.

Durante os seus estudos, Jung procurou fazer uma abordagem teórica e clínica com ênfase na conexão funcional entre a estrutura da pisque e suas manifestações culturais. Isso o impulsionou a incorporar em sua metodologia noções extraídas da antropologia, alquimia, dos sonhos, da arte, da mitologia, da religião e da filosofia.


Fontes:
seuhisory.com
google.com
infoescola.com
psiologiasandplay.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...