Vamos falar de outro livro do grande Ernest Hemingway, "As neves do Kilimanjaro".
Lançado originalmente na revista Esquire no ano de 1936, e posteriormente em uma coletânea de contos em 1938, “The Snows of the Kilimanjaro” é até hoje tida como uma das mais importantes obras de Ernest Hemingway. Produzida durante o período entre guerras, essa curta narrativa de pouco mais de 15 páginas mescla algumas das principais características de estilo do autor: escrita concisa, personagens humanizados, situações limites, a decadência do corpo, a eterna fatalidade humana frente a morte, além do fino uso do fluxo de consciência, técnica narrativa em voga nos escritos de seus contemporâneos Virgínia Woolf e James Joyce. O conto foi adaptado para o cinema em 1952, embora o final, esperançoso na adaptação, destoe do caráter sombrio do mostrado no conto.
Hemingway
"Kilimanjaro is a snow-covered mountain 19,710 feet high, and is said to be the highest mountain in Africa. Its western summit is called the Masai 'Ngje Ngi,' the House of God. Close to the western summit there is the dried and frozen carcass of a leopard. No one has explained what the leopard was seeking at that altitude."
"Kilimanjaro é uma montanha coberta de neve, a 6.000 metros de altitude, e diz-se que é a montanha mais alta da África. O seu pico ocidental chama-se ‘Ngàge Ngài’, a Casa de Deus. Junto a este pico encontra-se a carcaça de um leopardo. Ninguém ainda conseguiu explicar o que procurava o leopardo naquela altitude."
Assim começa o conto sobre um safári ao continente africano. Hemingway escreveu mais uma vez sobre caçadas na África, em "As verdes Colinas da África" baseado num safári realizado em 1933 por ele e a esposa Pauline Pfeiffer.
Hemingway e Pauline Pfeiffer
" Desde que a gangrena começara na perna direita ele não sentia dores, e com a dor fora-se também o horror, e tudo o que ele agora sentia era um grande cansaço e irritação por aquilo ser o fim. Em relação àquilo que estava para chegar, não tinha grande curiosidade. Durante anos, tinha-o obcecado; mas agora não significava nada em si mesmo. Estranho, como o cansaço facilitava as coisas. Já não escreveria as coisas que tinha reservado só para escrever quando soubesse o bastante para escrever bem. Bom, também não teria de falhar na tentativa de as escrever. Talvez nunca viesses a ser capaz de as escrever, e essa era a razão por que as adiavas e atrasavas o seu começo. Bem, agora, nunca viria a saber. "
Nesse conto Hemingway narra a história de Harry que com sua esposa fazia um safári às sombras do Kilimanjaro, quando um acidente infecionou a sua perna que gangrenou. Na espera da ajuda, na tenda do acampamento, Harry relembra os acontecimentos importantes de sua vida, durante a guerra, em outras caçadas, da vida em Paris, da casa de Long Island. A história se passa num único dia até que os ferimentos levam Harry à morte.
Kilimanjaro
"Precisamente nesse momento a hiena calou-se na noite e começou a produzir um som estranho, humano, quase um choro. A mulher ouviu-a e mexeu-se, inquieta. Não acordou. Em sonhos, estava na casa de Long Island e era a noite da véspera do début da filha. Sem saber como nem porquê, o pai estava lá e fora muito grosseiro. Então o som da hiena era já tão alto que ela acordou e por momentos ficou sem saber onde estava e com medo. Pegou na lanterna e dirigiu-a para a outra cama que eles tinham trazido para dentro depois de Harry ter adormecido. Viu o volume do corpo dele debaixo da rede dos mosquitos, mas ele tinha como que estendido a perna para fora e ela pendia ao longo da cama. Os pensos tinham caído todos e ela não conseguia olhar para lá. — Molo —, chamou ela. — Molo! Molo! — Depois disse, — Harry, Harry! — Depois subindo de tom, — Harry! Por favor. Oh, Harry! Não houve resposta e ela não o ouvia a respirar. Fora da tenda a hiena fez aquele mesmo som estranho que a tinha acordado. Mas ela não ouvia nada senão o bater do próprio coração. "
O livro foi levado ao cinema em 1952, tendo Gregory Peck e Ava Gardner como personagens principais.
Fontes:
wikipedia.org
docero.com.br
ire aprender.blogspot.com
estantevirtual.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário