A Ku Klux Klan é uma organização terrorista que surgiu nos Estados Unidos, no século XIX, e ficou marcada por ser a maior organização do tipo na história desse país. É conhecida por utilizar uma roupa macabra e por promover atos de violência contra negros, judeus, católicos etc. No contexto em que foi criada, essa organização perseguia negros libertos e pessoas que apoiavam a concessão de maiores direitos aos negros no sul dos Estados Unidos. Chegou a contar com quatro milhões de membros em meados da década de 1920.
A Ku Klux Klan é uma organização terrorista que surgiu nos Estados Unidos ainda no século XIX, logo depois da Guerra Civil Americana. Criada como uma diversão pelos seus organizadores, a Klan tornou-se um grupo que promoveu o terror no sul dos Estados Unidos. Perseguia, espancava e assassinava negros libertos e pessoas que defendiam os direitos civis para os afro-americanos.
Ficou muito conhecida por enforcar suas vítimas e promover incêndios criminosos em casas que eram habitadas por negros. Os membros da Klan utilizavam uma roupa macabra para espantar suas vítimas e também para esconder suas identidades. A partir da década de 1920, passaram a incendiar cruzes, o que ampliou o ar macabro da organização.
A atuação histórica da Ku Klux Klan é dividida em três grandes fases. A fase atual foi iniciada em meados da década de 1950 em resposta ao fortalecimento do movimento negro que lutava pelos direitos civis dessa comunidade nos Estados Unidos.
O que é a Ku Klux Klan?
A Ku Klux Klan surgiu nos Estados Unidos, mais precisamente no estado do Tennessee, após o fim da Guerra de Secessão (também conhecida como Guerra Civil Americana). Essa organização também é conhecida como “KKK” (em referência às letras iniciais de cada palavra) ou simplesmente de “Klan”.
A Klan surgiu em um período da história americana conhecido como Reconstrução e iniciado logo após o término da Guerra Civil Americana. Nesse período, o sul dos Estados Unidos reagiu às medidas defendidas pelos políticos do Norte de ampliar os direitos civis e políticos dos negros nos Estados Unidos.
A primeira Ku Klux Klan na verdade foi fundada pelo general Nathan Bedford Forrest da cidade de Pulaski Tenessee, em 1865 após o final da Guerra Civil Americana.
Nathan Bedford Forrest
Seu objetivo era impedir a integração social dos negros recém-libertados, como por exemplo, adquirir terras e ter direitos concedidos aos outros cidadãos, como votar. O nome, cujo registro mais antigo é de 1867, parece derivar da palavra grega Kýklos(do grego κύκλος), que significa "círculo", "anel", e da palavra inglesa clan (clã) escrita com k.
Inicialmente, a KKK surgiu apenas como uma organização secreta que reunia cidadãos da comunidade local, mas pelo contexto dos acontecimentos e pelo preconceito contra os negros, a Klan tornou-se um grupo extremamente violento. Os cientistas políticos e historiadores caracterizam a Klan como uma organização da extrema-direita. Essa classificação é realizada com base na análise de sua ideologia, que atualmente inclui ideais como supremacismo branco, antissemitismo, xenofobia etc.
No Brasil, alguns grupelhos homofóbicos, xenófobas e racistas procuram se espelhar nesse grupo terrorista de seres que estão longe do conceito de seres humanos.
Fontes:
wikipedia.org
google.com
historiadomundo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário