quinta-feira, 7 de maio de 2020



Cidade das Artes - Notícias - Tchaikovsky, um gênio


Piotr Ilich Tchaikovski foi um dos compositores russos mais importantes do século XIX. Nasceu em 7 de maio de 1840 e faleceu por cólera em 6 de novembro de 1893. Começou a estudar música desde pequeno. Aos quatro anos participava das aulas de piano que seu irmão mais velho recebia e, aos sete, tinha lições, primeiro de um professor local e mais tarde de um professor de Moscou, cidade à qual a família se mudou em 1848. Em 1850, a família decidiu que o jovem Piotr estudasse direito e o inscreveram na Escola de Jurisprudência de São Petersburgo, onde permaneceu até se graduar como advogado. Paralelamente a seus estudos de direito, continuou seus estudos de piano. Aos 19 anos Piotr Ilich se transformou em funcionário do Ministério da Justiça.



O trabalho lhe deixava irritado, vivia entre a euforia e a depressão, sentia-se rejeitado por sua homossexualidade.

Não dava o menor valor ao cargo que ocupava. Redigia sem cuidado os documentos oficiais, deixava atrasar o serviço, rasgava tiras dos processos para fazer bolinhas e mastigar.

Pediu licença do Ministério e como tradutor, acompanhou um negociante em viagem para o Ocidente. De volta, em 1862, pediu demissão e ingressou no Conservatório de São Petersburgo.



O emprego lhe permitiu ter certa independência econômica. Nessa época frequentava teatros, e também assistia a óperas e balés. 


Entre suas obras se destacaram os balés O lago dos cisnes, A bela adormecida no bosque, O quebra-nozes e Mazurca.

Lago dos cisnes
Swan lake


 A bela adormecida
 (Sleeping beauty )


Russian Dance Trepak - Nutcracker
O quebra nozes



Waltz of the flower
Valsa das Flores


1812 Overture Finale
1812



Tchaikovsky sonhava em ser compositor. Compunha peças curtas com a mesma espontaneidade com que tocava piano. Entrava em contato com as escolas musicais de Berlim e Viena.

Em 1865 compôs sua primeira sinfonia "Sonhos de Inverno" e também a abertura sinfônica "A Tempestade".

Em 1866 concluiu seus estudos no conservatório. Nesse mesmo ano, foi nomeado professor de Harmonia e Composição no Conservatório Musical de Moscou.

Morando na casa de Nicholas Rubinstein, o fundador do conservatório, Tchaikovsky via suas composições serem incluídas nos concertos da Sociedade Musical Russa.

O trabalho de professor lhe tomava a maior parte do seu tempo, mesmo assim, nas horas de folga aproveitava para realizar uma vasta produção musical.

Tchaikovsky apresenta, em 1875, sua "Terceira Sinfonia", a "Polonesca" e a pedido do Teatro de Moscou compõe "O Lago dos Cisnes".


No inverno de 1876, quando o fracasso o atormentava e todos os triunfos que obtivera pareciam-lhe pequenos e insignificantes, uma carta tirou-o do estado de prostração.

Nadejda Filaretovna von Meck, milionária viúva de 45 anos, mãe de onze filhos, declarava-lhe fervorosa admiração e oferecia-lhe dinheiro para que pudesse criar música sem preocupação.

Uma condição foi estabelecida: jamais deveriam se conhecer pessoalmente, embora ambos residissem em Moscou. A ajuda e a condição foram aceitas pelo músico.



Os dissabores que lhe causavam os insistentes comentários sobre sua homossexualidade lhe deixavam completamente atordoado.

Durante algum tempo, a jovem Antonina Ivanova o assediava com cartas que lhe demonstravam grande admiração. Sob a influência de seus temores, resolveu marcar a data do casamento: 30 de julho de 1877.

Porém, depois de 15 dias, rompeu o casamento e tentou se suicidar. Sob a recomendação médica partiu para a Suíça com o irmão Anatole. Depois rumou para Florença, onde encontrou tranquilidade.

Piotr Ilitch Tchaikovski – Wikipédia, a enciclopédia livre
Tchaikovsky e Antonina


Em 1890, após 14 anos de amizade, Sra. Von Meck, enviou-lhe uma carta informando que não mais lhe escreveria, nem ajudaria financeiramente. “O conto de fadas acabou”, escreveu Tchaikovsky.

Em 1893, a Academia Musical de Paris lhe entrega o diploma de membro correspondente e a Universidade de Cambridge, o título de doutor Honoris-causa. Nesse mesmo ano, já dava mostras de extremo cansaço, e instalado na casa de campo em Klin, compõe sua última sinfonia, "Patética". 


Symphony No.6 "Pathetique" Movement 3(III.Allegro molto vivace) - Orchestre Philharmonique de Radio France regente - Myung-Whun Chung


Pouco depois, isola-se em seu quarto, ardendo de febre. O diagnóstico do médico foi cólera. Com o passar dos dias, entrou em depressão e em delírio repetia o nome de Nadejda von Meck.

Tchaikovsky faleceu de cólera, em São Petersburgo, Rússia, no dia 6 de novembro de 1893. Apesar de outras versões como suicídio  por arsênico.


Fontes:
seuhistory.com
google.com
ebiogrfia.com
miltonribeiro.sul21.com.br
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...