terça-feira, 26 de maio de 2020

Vamos falar sobre a obra de Orígenes Lessa, o Feijão e o sonho.


O Feijão e o Sonho - Saraiva


O romance O Feijão e o Sonho, lançado em 1938, e trata do relacionamento entre o intelectual Campos Lara e sua esposa Maria Rosa.

Ela preocupada com o cotidiano com o trivial, com o feijão na mesa, e ele com seus sonhos, seus devaneios.

O livro e narrado em terceira pessoa, no entanto os capítulos que têm Rosa como protagonista são curtos e enxutos com uma clara objetividade. Já os que têm Lara são descritivos e mais longos com rompantes filosóficos.


Orígenes Lessa - Alchetron, The Free Social Encyclopedia
Orígenes Lessa


O feijão e o sonho narra o relacionamento conflitante entre Campos Lara e sua esposa Maria Rosa, dois seres antagônicos, mas incrivelmente unidos. Ele, professor, escritor com seis livros publicados e intelectual, porém um alienado incapaz de ser um pai e marido comprometido em assumir as mínimas obrigações do dia a dia – moradia, alimentação, vestuário.

Maria Rosa, ao contrário, representa o senso prático da vida, o esteio para a família não desmoronar. Um inadaptado. Homem como ele não nascera para o casamento, para a vida do lar. Maria Rosa tinha razão, quase sempre. Ela era o Bom-Senso. Maria Rosa não era uma inimiga. Maria Rosa era o outro lado da vida. O lado em que não daria coisa nenhuma, em que ele sempre fracassaria. O duro. O difícil. O sem cadência nem rima. O do seu permanente naufrágio. Uma história humana e envolvente sobre a difícil arte de conviver.

O livro foi levado para as telas na Rede Globo em 1976 com Nívea Maria e Claudio Cavalcante.



Fontes:
wikipedia.org
globaleditora.com.br
medium.om
google.com
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...