No dia 8 de maio de 1886 foi criada a Coca-Cola, uma das mais famosas bebidas do mundo. Inventada pelo farmacêutico John Pemberton, ela é produzida em mais de 201 países pela empresa The Coca-Cola.
John Stith Pemberbon
Na época de sua invenção, a Coca-Cola era um remédio patenteado que, mais tarde, foi comprado pelo empresário Asa Griggs Candler, que soube usar as ferramentas do marketing para dominar o mercado de refrigerantes no século XX. A Coca-Cola foi criada a partir de uma mistura de folhas de coca e sementes de cola. Ela era inicialmente vendida como medicamento para aliviar dores de cabeça e náuseas. Contudo, Pemberton começou a vender o produto em sua farmácia também para aliviar a sede. O preço de cada vidrinho da bebida era de apenas cinco centavos de dólar. Aos poucos a Coca-Cola foi se tornando famosa. Pouco tempo depois, Pemberton vendeu a sua fórmula para comercialização por US$ 2.300 na época.
A Coca-Cola tem sido criticada devido aos alegados efeitos adversos para a saúde humana, por suas agressivas campanhas publicitárias voltadas para crianças, por práticas de exploração laboral, por altos níveis de pesticidas em seus produtos, pela construção de fábricas na Alemanha nazista que empregavam trabalho escravo, por destruição ambiental, por práticas comerciais monopolistas e por contratar unidades paramilitares para assassinar dirigentes sindicais.
Em outubro de 2009, em um esforço para melhorar a sua imagem, a Coca-Cola fez uma parceria com a Academia Americana de Médicos de Família e doou 500 mil dólares para ajudar a promover a educação de estilo de vida saudável; a parceria gerou fortes críticas sobre ambos os parceiros por parte de médicos e nutricionistas.
Fontes:
seuhistory.com
google.com
wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário