First of May
O Dia Internacional dos Trabalhadores ou Dia Internacional do Trabalho é a celebração por excelência do movimento operário mundial. Desde a sua criação na maioria dos países, em Paris, no dia 1 de maio de 1889, seu objetivo é manter a luta pelas boas condições de trabalho e também prestar uma homenagem aos mártires de Chicago, mortos três anos antes durante um protesto e greve nos Estados Unidos, no qual pediam uma jornada de trabalho de oito horas por dia. O episódio, conhecido como "Crime de Chicago", custou a vida de muitos trabalhadores e dirigentes sindicais. Não há um número exato de vítimas, mas, além dos mortos, milhares foram demitidos, presos, julgados e torturados. Os protestantes eram imigrantes italianos, espanhóis, alemães, russos, irlandeses, judeus, poloneses e eslavos.
O dia remete a luta dos trabalhadores estadunidenses da cidade de Chicago que entraram em greve geral em 1º de maio de 1886. A luta dos trabalhadores de Chicago, mas não só de lá, pela redução da jornada laboral para oito horas diárias.
Era comum os trabalhadores, inclusive mulheres gestantes e crianças, trabalharem até 18 horas dia.O slogan da mobilização era: “oito horas de trabalho, oito horas de sono e oito horas de descanso”. A luta ela redução iniciou-se na Inglaterra, espalhou-se pela Europa chegando aos EUA no final do século 19.
A greve dos operários de Chicago paralisou a cidade e foi duramente reprimida pelas forças policiais. Os líderes da mobilização dos trabalhadores foram presos e após um julgamento forjado, condenaram as lideranças e a pena foi o enforcamento ou a prisão perpetua. Anos depois em novo julgamento ficou reconhecida a inocência dos trabalhadores.
A partir deste acontecimento, o primeiro de maio foi escolhido pelas organizações de trabalhadores como dia destinado a luta da classe operária. Portanto, a data não tem como intuito a comemoração, mas sim a de atuação dos trabalhadores na luta por melhores condições.
No Brasil o Dia do Trabalho representa também a luta de vários sindicatos na manutenção de garantias e salários justos.
Getúlio Vargas - CLT
O 1º de maio sempre foi marcado por protestos e manifestações de trabalhadores no Brasil. Esse costume começou a mudar durante o Estado Novo, quando Getúlio Vargas passou a usar a data para anúncios que beneficiavam os trabalhadores.
Entre as iniciativas anunciadas em 1º de maio, podemos destacar a criação da Justiça do Trabalho em 1941 e a promoção da CLT em 1943.
Infelizmente as relações de trabalho e emprego se deterioram e em várias regiões as condições se assemelham à escravidão.
As relações nunca foram reconhecidas como capital x trabalho, mas como capital e servidão.
Fontes:
seuhistory.com
google.com
youtube.com
traduza.com
blogdobobo.blogsdagazetaweb.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário