domingo, 4 de outubro de 2020

Thomas Lanier Willian, mais conhecido como Tennesse Willians, foi um escritor e dramaturgo norte-americano. Nascido em Columbus, sul dos EUA em 1914, foi para St. Louis Mississipi acompanhando os pais. Devido ao carregado sotaque sulino, foi apelidad0 de Tennesse.


Tennesse Willians




De seu pais Cornellius Willians, ele só lembra da prepotência e da pouca atenção que ele lhe dedicava. A ternura ele só teve da mãe.

Tennesse tinha um ar pessimista e moralista como notamos nesse seu pensamento:


"A Humanidade é uma grande esperança perdida. Cada homem está trancado dentro de si mesmo e sua alma é semelhante a um poço onde só o sofrimento vive e agita. Solidão, loucura e marginalidade são os destinos das criaturas que se corrompem no dinheiro e no desejo - carcereiros da alma. Não há liberdade fora da morte. A vida é violência e ritual antropofágico. Os únicos companheiros do indivíduo são o medo e a solidão. E, para eles, não há remédio: consequentemente não há cura."




Filme de 1951 om Marlon Branco (Stanley) e Vivian Leigh (Blanche)











Sua obra mais conhecida é a peça "A Streetcar Named Desire", "Um bonde chamado desejo", transformada em filmes e montada milhares de vezes em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Em um "Bonde chamado Desejo" , de 1947, o personagem Stanley Kowalsky, o principal personagem masculino da peça tem muito da violência e intolerância do velho Cornellius, seu pai, e a personagem feminina principal Blanche Dubois, é uma figura sensível, semelhante à sua mãe.

Blanche Dubois pega um bonde chamado Desire (desejo) para casa de sua irmã Stella.






Blanche DuBois é uma madura mas ainda atraente mulher sulista que gosta da virtude e da cultura mas que usa isso como escudo para esconder sentimentos de amargura e desilusão, além do vício do alcoolismo. Ao mesmo tempo em que foge da realidade, Blanche ainda busca atrair pretendentes. Ela chega ao apartamento da irmã Stella Kowalski, em New Orlenas, usando o bonde (elétrico) que faz a rota chamada "Desire". Esse novo ambiente abala os nervos de Blanche. Stella teme a reação do marido Stanley com os modos e a doença da irmã. Blanche diz que trabalhava como professora de inglês, mas que teve de parar por causa de sua doença nervosa, mas na verdade ela foi despedida por se envolver com um garoto de 17 anos de idade. Seu marido se suicidara e ela fugira da sua cidade para escapar dos problemas.

Blanche, por razões misteriosas, vai passar um tempo na casa da irmã, e durante sua estadia começa a perceber problemas na relação do casal anfitrião. Stanley é um polonês de aparência e gestos rudes descritos como animalescos, que agride fisicamente Stella.

Blanche vê no cunhado a aparência do homem grosseiro e sem civilidade, mas isso também lhe atrai.

Cena IV (Blanche e Stella)

"Ao contrário, eu o vi no melhor! O que um homem desses tem a oferecer é a força animal, e disso ele nos deu uma excelente exibição! Mas a única maneira de viver com um homem assim, é ...ir para a cama, com ele ! E isso é tarefa sua, não minha."




Durante todo o livro, pensa-se que o problema reside na relação do casal, porém percebemos que Blanche é o retrato de uma mulher fútil que se agarra a juventude que rapidamente se desgarra de seu corpo e da riqueza que some no fundo de seus bolsos. Blanche tem razões que a levam aquela visita, e uma delas é informar que perdera a grande fazenda da família, entre outras razões que se confundem entre verdades e mentiras a ponto da própria personagem se perder entre elas.


O amigo de Stanley, Mitch, se interessa por Blanche, a quem considera uma dama.

A irmã de Stella é uma pessoa tão presa a aparência que só se encontra com as pessoas à noite e em lugares escuros, para que ninguém veja sua beleza e jovialidade anoitecerem em seu rosto e corpo. As roupas pomposas dela contrastam com o que ela realmente é, ela é perseguida por lembranças assustadoras que a apodrecem por dentro. Toda sua participação na história deixa um ar de dúvida sobre sua reputação. Stanley não nutre nenhuma dúvida sobre a cunhada, pois investiga sua vida e a atormenta para que deixe seu lar. Mas o livro deixa no ar uma situação dual entre os dois que cada leitor entenderá como quiser.




As cenas do livro são muito bem descritas e envolvem muitas vezes música para dar o tom da cena, o que chega a ser encantador. Um bonde chamado desejo poderia ser a história de uma família qualquer do século XXI, onde um casal problemático tenta manter as aparências por conta de um amor desmedido e selvagem, onde uma mulher fantasia em ser salva da ruína que se encontra e pronta para encontrar um homem rico que sustente tudo que ela foi um dia: rica, bonita e jovem.

A peça estreou na Brodway em 3 de dezembro de 1947, sob direção de Elia Kazan e com Marlon Brando, então um jovem de 23 anos no papel principal.




No Brasil a peça foi encenada pela última vez em 2018 com Maria Luísa Mendonça e Eduardo Moscovi.



A primeira encenação no Brasil foi no Teatro Oficina em 1962 e teve a direção de Augusto Boal, Com Maria Fernando Cândido e Mauro Mendonça.


Fontes:
wikipedia.org
operamundi.uol.com.br
google.com
gossimp.blogspot.com
redeglobo.globo.com
astrosemrevista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...