Em 21 de Outubro de 1805 foi protagonizada a Batalha de Trafalgar.
Essa batalha aconteceu no cabo de Trafalgar, litoral sul da Espanha, próximo ao estreito de Gibraltar.
Uma das batalhas navais mais decisivas da história acontecia em um dia como este, no ano de 1805. A frota britânica, sob comando do almirante Lord Nelson, derrotou navios franceses e espanhóis na Batalha de Trafalgar, na costa da Espanha.
Foram cinco horas de luta, em que os britânicos destruíram 19 navios inimigos, sem perder nenhuma embarcação. Contudo, mas 1.500 marinheiros britânicos foram mortos ou feridos em combate.
Nem o próprio Nelson sobreviveu: ele foi atingido por um franco-atirador no ombro e no peito e morreu 30 minutos antes do final da batalha.
Em 19 de outubro as frotas francesa e espanhola deixaram Cádiz, e Nelson, a bordo do navio HMS (Her/His Majesty´s Ship) Victory e ao lado de 27 naves inglesa, as enfrenta. Pouco antes de começar a batalha, o almirante envia uma de suas últimas mensagens codificadas à frota. “England expects that every man will do his duty” (A Inglaterra espera que cada homem cumprirá com seu dever). Esta frase se tornaria imortalizada no acervo popular britânico, sendo citada, parafraseada e referenciada até os dias de hoje.
Suas últimas palavras, ao ser informado da vitória, teriam sido: "agora eu estou satisfeito. Graças a Deus eu fiz o meu dever."
Em Trafalgar, a estratégia vitoriosa de Nelson consistiu em alinhar suas embarcações em várias colunas, a fim de que, a cada lado de um navio francês passassem dois ingleses. Depois de destruir o navio francês Bucentaure, o Victory defrontou-se com o Redoutable, que contra-atacou, causando a morte de um dos dos marinheiros mais renomados da história.
Uma bala de mosquete, disparada por um atirador desde a gávea do Redoutable, alcançou o almirante, atravessando um pulmão e alojando-se finalmente numa vértebra. Nelson caiu sobre o piso da ponte de comando e, ao ser transportado para a cabine, disse: “finalmente, acabaram comigo”. No entanto, para evitar que a tripulação se desmotivasse a cara de Nelson foi coberta com um pano, encobrindo seu sofrimento.
A vitória na Batalha de Trafalgar impediu que Napoleão invadisse a Grã-Bretanha. Nelson foi saudado como o salvador da nação e recebeu um magnífico funeral na Catedral de St. Paul, em Londres. Uma coluna foi erguida em sua memória na recém-nomeada e hoje famosa Trafalgar Square.
Fontes:
seuhistory.com
google.com
operamundi.uol.com.br
brasilesola.uol.com.br
dictionary.cambridge.org
wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário