terça-feira, 20 de outubro de 2020

 



Ernest Hemingway (21 de julho 1899-2 de julho de 1961) foi um jornalista e escritor norte-americano.

Participou de duas guerras mundiais, na primeira dirigia uma ambulância até ser ferido. Dessa experiência escreveu "Farewell to arms" - "Adeus às armas" publicado em 1929. Participou da Guerra Civil Espanhola do lado dos republicanos contra o ditador Francisco Franco, do qual resultou  livro "For whom the bells tolls" - "por quem os sinos dobram "em 1940 mais tarde transformada em música do grupo Metallica.

Tanto "Adeus às armas" (direção de Charles Vidor e John Hustor - 1957 -  Jennifer Jones e Rock Hudson) como "Por quem os sinos dobram" (direção de Sam Wood - 1943 - Ingrid Bergman e Gary Cooper) foram levado ao cinema.

Na Segunda Guerra Mundial, usou o seu barco Pilar, para vigiar submarinos nazistas nas águas do Atlântico, e assistiu como repórter a invasão à Normandia no Dia D.

Viveu em Paris na década de 20 e fez parte da chamada "Geração Perdida".

Em 1952, publica sua obra prima, "The old man and the sea" - "O velho e o mar", vencedor do prêmio Pulizter em 1953 e no ano seguinte o Prêmio Nobel de Literatura.

O velho e o mar, é considerado por muitos como o "canto do cisne"; o renascimento de Hemingway.

Desde do lançamento de Por quem os sinos dobram (1940) ele foi morar em Cuba em sua casa em Finca Vigia em Havana.


Os críticos diziam que ele já estava acabado, e ele, então respondeu com o velho e o mar.




Junto com os originais de O velho e o mar (1952), ele enviou um bilhete ao seu editor, em que dizia: “Eu sei que isso é o melhor que posso escrever na minha vida toda”.

O velho é o mar conta a história do pescador Santiago.

"Everything about him was old except his eyes and they the same color as the sea and were cheerful and undefeated"

"Tudo nele era velho, exceto os olhos que eram cor do mar, alegres e indomáveis"




Último romance do autor publicado em vida, é  a narrativa centrada na história de Santiago, um velho pescador cubano. Após 84 dias sem conseguir uma presa, mas instado por um jovem companheiro a continuar tentando, o velho pesca um descomunal peixe Marlim de quase 700 quilos. Depois de horas de luta, Santiago consegue atracar a pesca em seu barco e parte para a costa cubana. Ao chegar em terra, constata que o peixe fora devorado no trajeto, sobrando apenas sua carcaça.





Apesar da brevidade narrativa, a história do velho Santiago tem sido interpretada como uma metáfora do processo artístico do autor e, em última instância, da própria condição humana. “A obra é vista como uma alegoria da dificuldade de alcançar o almejado, o sonho do que seria uma grande obra, reconhecida pelos outros”, afirma o professor Daniel Puglia, professor de literatura e língua inglesa da USP.





Santiago representa a luta pelo sonho, significa que a esperança nunca morre. O livro é belíssimo, e a narrativa da luta do velho contra o enorme Merlin, e todas as dificuldades que ele enfrenta são narradas com maestria prendendo o leitor na história.


Alguns dizem que Hemingway se inspirou em Gregorio Fuentes antigo dono do iate Pilar, outros afirmam que Hemingway se inspirou no pescador Anselmo.

No filme "The equalizer" - O protetor o  Denzel Washington de 2014, o livro é lido pelo personagem como um dos cem livros para serem lidos antes de morrer.


Tenho duas edições da obra: Uma no original de 1952 da "Charles Scribner´s sons - New York - uma das primeiras edições da obra, e outra traduzida por Fernando de Castro Ferro da Editora Civilização Brasileira de 1956.




Fontes:



wikipedia.org
revistacult.uol.com.br
revistagalileu.globo.com
google.com
blogletras.com






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...