No dia 15 de abril de 1452 nascia em Vinci, próximo à cidade de Florença, na Itália, Leonardo di ser Piero da Vinci, artista florentino.
Por conta de suas inúmeras contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, Leonardo da Vinci é apontado com um dos homens mais brilhantes da história. Filho ilegítimo de um chanceler e embaixador e uma jovem camponesa, foi criado e educado pela família do pai, logo após o casamento da mãe com um camponês local.
Seu primeiro contato com as artes foi através da avó paterna, Lucia di ser Piero de Zoso, que era ceramista. Comenta-se que, desde muito pequeno, Leonardo da Vinci demonstrava um talento raro para todas as atividades criativas, especialmente o desenho e a pintura. Em 1469, ele ingressou como aprendiz em um renomado atelier, sob a supervisão de Andrea del Verrocchio, de quem recebeu parte de sua formação multidisciplinar.
Homem vitruviano
Desenho do que seria a forma mais perfeita do corpo humano conforme as proporções definidas por Vitrúvio, um antigo arquiteto romano. A figura de cara séria feita pelo artista é considerada hoje como uma das imagens mais conhecidas do planeta.
O artista aprendeu os fundamentos da Química, Metalurgia, Mecânica, Carpintaria, assim como técnicas para trabalhar com couro, gesso, mármore e bronze; seguiu entretanto, dedicando especial atenção ao desenho e à pintura. Quando seus dotes artísticos ficaram evidenciados, o mestre Verrocchio decidiu comissionar seu aluno com a finalização de alguns de seus próprios trabalhos. Dizem que o mestre sentiu-se rapidamente superado pelo aluno, o que resultou na consagração de Da Vinci no mundo das artes.
Planador
Ele também se destacou como arquiteto e engenheiro, recebendo diversos projetos de construção, nos anos seguintes. Entre 1480 e 1500 entregou-se quase por completo à engenharia, disciplina na qual ainda hoje, seus trabalhos artísticos, urbanos e militares são admirados. Mesmo assim, seguia produzindo como pintor.Datam deste período quadros como "A Última Ceia" e "A Dama do Arminho".
A última ceia
A dama do arminho
A dama do arminho foi um retrato foi pintado em um momento em que Cecilia Gallerani, a modelo da obra, era a amante de Ludovico Sforza, duque de Milão (conhecido como “Il Moro”), e nessa época Leonardo estava a serviço do Duque. A pintura é um dos (apenas) quatro retratos de mulheres pintados por Leonardo, sendo os outros: a Mona Lisa, o retrato de Ginevra de 'Benci, e La Belle Ferronnière. Atualmente está sendo exibido no Castelo Real Wawel, enquanto estão sendo realizadas reformas no Museu Czartoryski em Cracóvia, Polônia. No momento da sua pintura, o meio de tinta a óleo era relativamente novo na Itália, tendo sido introduzido na década de 1470.
Modelo de helicóptero
Escada giratória
Entre 1508 e 1515, em breves lapsos, Leonardo da Vinci pintou o quadro mais controverso da história: "La Gioconda" ou "A Monalisa". Oficialmente tido como um retrato de Lisa Gherardini, apesar das diversas teorias, entre as quais de que o quadro seria um autorretrato.
Trata-se de uma pintura a óleo sobre madeira que foi produzida entre os anos 1503 e 1506.
Ela apresenta o retrato (do busto para cima) de uma mulher serena. No mundo da arte é a obra mais cara do mundo, avaliada em muitos milhões.
Embora muitos acreditem que a tela possua grandes dimensões, o quadro tem apenas 77 cm de altura por 53 cm de largura.
A técnica utilizada é chamada de sfumato. Isso porque o material usado é esfregado na tela, o que oferece um estilo esfumaçado.
Leonardo da Vinci é considerado o criador dessa técnica, onde procurou demonstrar a perfeição e o equilíbrio das formas e das cores.
Em Mona Lisa, Da Vinci buscou harmonizar a relação entre o homem e a natureza, o que pode ser observado na paisagem no plano de fundo.
Existem diversas discussões sobre quem seria a pessoa retratada na obra de Da Vinci. Alguns acreditam ser o autorretrato do pintor, outros, no entanto, acreditam que a figura retratada é Isabel de Aragão, a Duquesa de Milão.
A teoria mais aceita entre os historiadores e cientistas da arte, na atualidade, é de que a pessoa retratada é Lisa Gherardini (1479-1542). Lisa foi uma italiana nascida em Florença e seu marido, Francesco del Giocondo, foi quem encomendou a obra para o pintor.
Leonardo da Vinci morreu em 2 de maio de 1519, aos 67 anos de idade. Apesar de seu nome estar mais associado à pintura, o artista incursionou em muitas das disciplinas, obtendo destaque em todas: Medicina, Filosofia, Óptica, Química, Culinária, Arquitetura e Fotografia. Como engenheiro e inventor, Da Vinci desenvolveu ideias extremamente adiantadas para sua época, como o helicóptero, o automóvel, o tanque de guerra e o submarino.
Fontes:
seuhistory.com
todamateria.com.br
google.com
faosdesconhecidos.ig.com.br
arteeblog.com
megacurioso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário