Hoje iremos falar do compositor alemão Jacques Offenbach.
Jakob Offenbach, nasceu em Colônia, Alemanha em 1819 e aprendeu as primeiros noções de música com seu pai, Isaac Ben-Juda (1779–1850), chazan (cantor) da sinagoga da cidade. Aos doze anos, Jacob era já um exímio violoncelista, razão pela qual sua família decidiu enviá-lo a Paris, onde receberia uma melhor educação musical. Após um ano de estudos, o jovem músico passou a atuar na orquestra do Théâtre National de l´Opéra-Comique, quando desenvolveu parceria musical e uma grande amizade com o pianista e compositor Friedrich von Flotow. O compositor adotou uma nova identidade e trocou seu sobrenome para Offenbach, em homenagem à cidade natal de seu pai, Offenbach am Main.
Anna Netrebko & Elīna Garanča
La Barcarolle - Le Contes d ´Hoffmann
Filme "A vida é bela"
Ao longo do reinado de Napoleão III, a música de Offenbach dominou os palcos da França e ele foi chamado de ordonnateur de la fête impériale, uma das razões pelas quais muitos estudiosos não vêm na música de Offenbach “outra utilidade na história cultural do século XIX do que servir de ilustração sonora ao reino de Napoleão III” (Yon, 2003).
Orpheu no Inferno -
Orphée aux enfers / Orpheus in the Underworld
(Baseado na mitologia grega - Orpheu e Eurídice)
Em vida, Offenbach provocou reações das mais diversas entre seus contemporâneos. Rossini chamou-o de “petit Mozart des Champs-Elysées” (Duault, 2012). Nietzsche foi além. Após despertar do sono wagneriano, o filósofo alemão escreveu que “se por genialidade artística entendemos a mais consumada liberdade de ação dentro da lei, a simplicidade divina e a facilidade de superação das maiores dificuldades, então Offenbach tem mais direito ao título de gênio que Wagner” (Schonberg, 2010 p. 375). Wagner odiava a música de Offenbach, a ponto de dizer dela que era “um poço de lama onde todos os suínos da Europa reviram”.
Wagner tinha razões para tal repúdio. A música de Offenbach é completamente antípoda da de Wagner. Música leve, alegre, satírica. Sem o intelectualismo pesado e lúgubre e a grandiloquência wagneriana. E havia mais: era a música de um judeu.
Foi naquela época que estreou a primeira opereta de Offenbach, Orfeu no Inferno, através da qual um de seus temas musicais, o can can, adquiriu notoriedade internacional.
Venus Orchestra - Offenbach, Cancan
Offenbach morreu em 1880. Trabalhava em “Les Contes d’Hoffman”, cuja estreia não chegou a ver. O crítico Hanslick apontou em seu obituário que “em tudo que escreveu, Offenbach sempre foi original. Reconhecemos sua música como offenbachiana após dois ou três compassos, o que o coloca alguns degraus acima de seus imitadores franceses e alemães".
Fontes:
wikipedia.org
medium.com
youtube.com
agenciared.com
google.com
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