domingo, 12 de abril de 2020

O Novo Testamento

Novo Testamento – Wikipédia, a enciclopédia livre


O Novo Testamento é o  nome dado à parte da Bíblia Cristã escrita após o nascimento de  Jesus Cristo. É constituído de 27 livros.

São quatro Evangelhos, os três primeiros : Mateus, Marcos e Lucas são chamado de Evangelhos Sinóticos (sintético,resumido), e têm uma narrativa em comum entre eles e uma grande semelhança sobre a origem dos fatos relatados.


Enquanto que os evangelhos sinópticos apresentam Jesus como uma personagem humana destacando-se dos comuns pelas suas ações milagrosas sendo a origem primária para informações históricas sobre Jesus Cristo, já o Evangelho de João descreve um Jesus como um Messias com um caráter divino, que traz a redenção absoluta ao mundo. 





Aparentemente, o evangelho de João sugere que ele tinha conhecimento dos Evangelhos Sinópticos, e que nos tais já existia informação suficiente sobre a vida de Jesus como homem, se incumbindo João de mostrar em seu Evangelho, os atributos de Jesus como Deus.


Evangelho de Mateus:



Resumo da vida do Apóstolo Mateus - YouTube


Mateus 1



18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.


19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.


20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.




Mateus 28



1 Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.


2 E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela.


3 Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve.



11 Enquanto as mulheres estavam a caminho, alguns dos guardas dirigiram-se à cidade e contaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido.


12 Quando os chefes dos sacerdotes se reuniram com os líderes religiosos, elaboraram um plano. Deram aos soldados grande soma de dinheiro,


13 dizendo-lhes: "Vocês devem declarar o seguinte: Os discípulos dele vieram durante a noite e furtaram o corpo, enquanto estávamos dormindo.


14 Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações e livraremos vocês de qualquer problema".


15 Assim, os soldados receberam o dinheiro e fizeram como tinham sido instruídos. E esta versão se divulgou entre os judeus até o dia de hoje.


Evangelho de Marcos:


São Marcos Evangelista, fez um lindo trabalho missionário


Marcos 12

13 Mais tarde enviaram a Jesus alguns dos fariseus e herodianos para o apanharem em alguma coisa que ele dissesse.


14 Estes se aproximaram dele e disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não?


15 Devemos pagar ou não?"


16 Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, perguntou: "Por que vocês estão me pondo à prova? Tragam-me um denário para que eu o veja".
Eles lhe trouxeram a moeda, e ele lhes perguntou: "De quem é esta imagem e esta inscrição?"
"De César", responderam eles.


17  Então Jesus lhes disse: "Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
E ficaram admirados com ele.



Evangelho de Lucas:

Tiooda - São Lucas, o evangelista amigo de São Paulo


Lucas 1



26 No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia,


27 a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.


28 O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!"


29 Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.


30 Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!


31 Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.


32  Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo.
O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,


33  E ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó;
seu Reino jamais terá fim".


34 Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso se sou virgem?"


35 O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.





Lucas 22



14 Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa.


15 E disse-lhes: "Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer.


16 Pois eu digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus".


17 Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: "Tomem isto e partilhem uns com os outros.


18 Pois eu digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus".


19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".


20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.


21 Mas eis que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa.




47 Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo.


48 Mas Jesus lhe perguntou: "Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem?"


49 Ao verem o que ia acontecer, os que estavam com Jesus lhe disseram: "Senhor, atacaremos com espadas?"


50 E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita.


51 Jesus, porém, respondeu: "Basta!" E tocando na orelha do homem, ele o curou.


52 Então Jesus disse aos chefes dos sacerdotes, aos oficiais da guarda do templo e aos líderes religiosos que tinham vindo procurá-lo: "Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês tenham vindo com espadas e varas?


53 Todos os dias eu estive com vocês no templo e vocês não levantaram a mão contra mim. Mas esta é a hora de vocês - quando as trevas reinam".



Evangelho de João



S. João evangelista, o discípulo que Jesus amava | Secretariado ...


O quarto Evangelho, de João difere dos três primeiros pois narra não um Jesus homem comum mas o Messias enviado por Deus.

O Evangelho de João é um dos quatro evangelhos na Bíblia e é o quarto livro em ordem cronológica apresentado no Novo Testamento. 



João era filho de Zebedeu e provavelmente de Salomé (Marcos 1:19; 16:1,2; Mateus 27:56). Seu irmão, Tiago, também pertenceu ao grupo dos doze discípulos de Jesus. Possivelmente Tiago era mais velho do que João, visto que ele sempre é citado primeiro (Mateus 10:2-4). O apóstolo João era pescador de profissão. Seu pai foi um homem próspero no ramo da pesca, pois tinha alguns empregados (Marcos 1:20).

A tradição cristã associa Salomé como sendo irmã de Maria mãe de Jesus (cf. Mateus 27:56; João 19:25). Se essa afirmação estiver correta, então o apóstolo João era primo do Senhor Jesus.

Antes de se tornar um dos discípulos de Jesus, o apóstolo João era um seguidor de João Batista (João 1:35-37). João teve um primeiro encontro com Jesus, e depois de um pequeno intervalo de tempo, se tornou um de seus discípulos regular (Marcos 1:16; Lucas 5:10).



12 Daí em diante Pilatos procurou libertar Jesus, mas os judeus gritavam: "Se deixares esse homem livre, não és amigo de César. Quem se diz rei opõe-se a César".


13 Ao ouvir isso, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se na cadeira de juiz, num lugar conhecido como Pavimento de Pedra (que em aramaico é Gábata).


14 Era o Dia da Preparação na semana da Páscoa, por volta das seis horas da manhã.
"Eis o rei de vocês", disse Pilatos aos judeus.


15  Mas eles gritaram: "Mata! Mata! Crucifica-o!"
"Devo crucificar o rei de vocês?", perguntou Pilatos.
"Não temos rei, senão César", responderam os chefes dos sacerdotes.

João 19

O Evangelho de João apresenta uma perspectiva especial da vida de Jesus Cristo. Ele se difere dos outros três evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas (também conhecidos como evangelhos sinóticos) por focalizar-se nos temas espirituais, ao invés dos eventos históricos. O autor desse evangelho foi o discípulo João, um dos doze discípulos que seguiram Jesus Cristo durante o Seu ministério terreno. O autor se identifica no último capítulo do evangelho: "Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro" (João 21:24). João também era conhecido como "aquele a quem Jesus amava" (veja João 13:23, 19:26 e 21:7). Talvez isso explique a singularidade do registro de João da vida de Jesus. O livro é cheio de narrativas de primeira mão das experiências com Jesus Cristo que ocorreram durante os 33 anos da vida de Cristo na terra. Estudiosos geralmente aceitam o Evangelho de João como tendo sido escrito entre 50 e 85 D.C.



38 Depois disso José de Arimateia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo.


39 Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite. Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés.


40 Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento.


41 No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim; e no jardim, um sepulcro novo, onde ninguém jamais fora colocado.


42 Por ser o Dia da Preparação dos judeus, e visto que o sepulcro ficava perto, colocaram Jesus ali.

O Novo Testamento ainda é composto pelo Ato dos Apóstolos, por 21 Epístolas e pelo livro Apocalipse.

Livro do Apocalipse:


Os mortos são julgados




11 Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.



12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.


13 O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.


14 Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.


15 Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.

Como vemos as escrituras do Novo Testamento são uma série de relatos sobre a vida e a morte de Jesus Cristo. Baseia-se em Escrituras antigas como egípcia, mitologia  grega e romana assim como assíria e babilônica.

A citação dos Livros dos Mortos e Livro da vida alude à mitologia egípcia, como Hades à mitologia grega.

Interessante em que em nenhuma passagem do  Novo Testamento Jesus fala em primeira pessoa, sempre os discípulos introduzem as suas falas cm verbos dicendi - "Ele falou..." - "Ele disse..."  - "Então falou..."


Existem outros Evangelhos, chamados de apócrifos que foram excluídos do  Novo Testamento no Concílio de Niceia em 325 d.C. Alguns deles são o Evangelho de Filipe, de Maria Madalena, de Judas Iscariotes. 

Algumas revelações neles contidas não interessavam para a história que a Igreja gostaria que fosse contada, como que Jesus Cristo era casado com Maria Madalena e que tinha filhos, ou que Judas Iscariotes era o escolhido de Jesus e o traiu a mando dele próprio.

Enfim em todos os livros mitológicos existem lacunas e incongruências, mas que nem por isso deixam de ter  importância.





Fontes:


wikipedia.org
bibliaon.com
dicio.com.br
estiloadoracao.com
jw.org.pt
allaboutjesuschrist.org
madras.com.br
google.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...