domingo, 19 de abril de 2020




Hoje dia 19 de Abril nossa homenagem aos índios do Brasil.


Povos indígenas do Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre


O Brasil, antes da chegada dos colonizadores portugueses, era povoado por diversas tribos indígenas. Uma dessas tribos era a dos Tupinambás, responsável por ocupar uma parte territorial bastante extensa na costa brasileira. Para se ter uma ideia, os índios tupinambás ocupavam uma área que ia do literal norte paulistano e atravessava os estados do Maranhão e Pará até chegar no rio Amazonas.


Todo dia era dia de Índio (Baby do Brasil)
composição de Jorge Benjor


Por muito tempo, estudiosos acreditaram que a existência dos Tupinambás já não era mais possível. Entretanto, um grupo de índios que vive em Ilhéus, na Bahia, foi considerado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como sendo parte dos tupinambás. Assim, receberam a denominação de índios Tupinambás de Olivença.



Romantismo no Brasil: Características e Contexto Histórico


Em síntese, os Tupinambás de Olivença ainda preservam as características dos antepassados. Dentre elas estão o cultivo de alimentos e a pesca. Além dos costumes convencionais, o grupo dos primeiros tupis também praticavam a antropofagia, conhecida como canibalismo.


Tupinambás, quem são? História, costumes e as principais tradições


As principais tribos faziam parte de um grupo indígena muito amplo conhecido como tupi, nome da língua que eles falavam. Mas os tupis não eram uma nação indígena homogênea. Eles tinham grandes rivalidades internas que acabaram sendo exploradas pelos europeus que tentavam colonizar a região. Ainda hoje os historiadores não chegaram a um consenso sobre a melhor maneira de separar as principais tribos tupis e também para delimitar a área exata que cada uma delas ocupava no litoral. Mas tupiniquins, tupinambás, tamoios, caetés, potiguaras e tabajaras quase sempre aparecem citadas como as principais tribos tupis.


Tupinambás, quem são? História, costumes e as principais tradições



Os primeiros índios tupis viviam em malocas, espécie de cabanas. Além disso, como forma de organização, eles se dividiam em diversos grupos. Em cada maloca era possível morar, aproximadamente, 200 pessoas. Assim, dentre as atividades que mais praticavam estava a caça, a pesca e a agricultura.


Reprodução Os índios são ao mesmo tempo espectadores e ...


Em relação ao plantio e a preparação dos alimentos eram as mulheres que estavam à frente. A mandioca era o principal alimento cultivado pelos índios tupis devido a versatilidade da planta em diversas áreas. Já os homens eram responsáveis pela fabricação das armas que seriam usadas na caça e na pesca.

Aventuras na História · Hans Staden, um alemão no ritual canibal ...


Por fim, os índios tupis possuíam um costume muito peculiar, o canibalismo relatado na obra Duas Viagens para o Brasil, do alemão Hans Staden (1525-1579). Ou seja, eles eram adeptos a comer carne humana. Isso porque, quando havia algum tipo de guerra contra outras tribos eles comiam a carne do guerreiro que perdia o combate.



Na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, estima-se que os índios brasileiros fossem entre um e cinco milhões. Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam-se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai. Em outras regiões, encontravam-se outras tribos, genericamente chamados de tapuias, palavra tupi que designa os índios que falam outra língua. Apesar da divisão geográfica, as sociedades tupis e guaranis eram bastante semelhantes entre si, nos aspectos linguísticos e culturais. Os grupos se formavam e se mantinham unidos principalmente pelos laços de parentesco, que também articulavam o relacionamento desses mesmos grupos entre si. Agrupamentos menores, as aldeias ligavam-se através do parentesco com unidades maiores, as tribos.


O contato inicial entre índios e brancos não chegou a ser predominantemente conflituoso. Como os europeus estivessem em pequeno número, podiam ser incorporados à vida social do índio, sem afetar a unidade e a autonomia das sociedades tribais. Isso favoreceu o intercâmbio comercial pacífico, as trocas de produtos entre os brancos e os índios, principalmente enquanto os interesses dos europeus se limitaram ao extrativismo do pau-brasil. Em geral, nas três primeiras décadas de colonização, os brancos se incorporavam às aldeias, totalmente sujeitos à vontade dos nativos. Mesmo em suas feitorias, os europeus dependiam de articular alianças com os indígenas, para garantir a alimentação e segurança.

Revoltados contra a escravização de seu povo ocorreu a chamada " Confederação dos tamoios".

Contra essa ordem, a reação indígena assumiu muitas vezes caráter violento, como a guerra dos Tamoios, que se estendeu por três anos, a partir de 1560. Incentivados por invasores franceses estabelecidos na Baía da Guanabara, vários grupos desses índios uniram-se numa confederação para enfrentar os portugueses, ao longo do litoral entre os atuais estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A atuação dos jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta resultou num acordo de paz, realizado em Iperoígue, uma aldeia situada onde hoje se localizam os municípios paulistas de São Sebastião e Ubatuba.

Romantismo no Brasil - Características, gerações e obras - Cola da Web
O último Tamoio






De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é de aproximadamente 818.000 indivíduos, representando 0,4% da população brasileira. Vivendo em aldeias somam 503.000 indígenas. Há, contudo, estimativas de que existam 315 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas.


Indígenas do Kwarup recebem assistência da SESAI


Orlando Villas Boas no Xingu | Retratos antigos, Xingu, Indios ...
Orlando Villas Boas - Xingu
Marechal Rondon e Orlando Villas Bôas são homenageados em ...
Orlando Villas Boas - Xingu




Fontes:
super.abril.com.br
noticias.r7.com
google.com
educacao.uol.com.br
coladaweb.com
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...