Ex-goleiro do Palmeiras e do Grêmio nos anos 1980, João Marcos morreu às 6h desta quinta-feira (2), aos 66 anos. Ele estava internado no Hospital da Unesp de Botucatu-SP, onde acabou sofrendo complicações no esôfago.
João Marcos era exemplo de superação para muitos dependentes químicos. O ex-goleiro foi internado no ano 2010 no Recanto Fonte Luz, em Mogi das Cruzes-SP, para iniciar tratamento contra o alcoolismo. Deixou a clínica pouco tempo depois e passou a ajudar com palestras pessoas que buscavam superar este mesmo problema.
João Marcos começou a carreira no Guarani. Jogou também no São Bento de Sorocaba-SP e no Noroeste de Bauru-SP, antes de se transferir para o Palmeiras, em 1980.
João Marcos teve grande passagem pelo Noroeste, na década de 70, tendo disputado a elite do campeonato brasileiro em 1978, pelo alvirrubro, sendo um dos principais jogadores do Noroeste na década, de acordo com o jornalista Paulo Sérgio Simonetti, no livro ‘Noroeste: 104 anos de um teimoso’. Para o diretor da 94FM, João Marcos, entre outros jogadores da década de 70, jogariam hoje em qualquer clube do Brasil.
Noroeste de Bauru
Permaneceu no alviverde até 85 e encerrou a carreira no Grêmio de Porto Alegre, em 1986. João Marcos viveu grande fase em 1984, que o levou à seleção brasileira. Disputou apenas um jogo, no dia 21 de junho, quando o Brasil venceu o Uruguai por 1 a 0.
Das bebidas em casa, João Marcos passou a frequentar bares com companhias que antes não faziam parte da sua vida. E dali para a pouca dedicação ao trabalho, lucros menores e deterioração da relação com as pessoas próximas. Começou a tomar cerveja, depois whiksy e depois as mais diversas bebidas. “Era praticamente um indigente. Isso arrebenta com a sua própria vida. Acaba perdendo tudo. Começa a ter outro nível de amigos que são dependentes igual a você e também não fazem nada”, lembrou. E foi num dos poucos amigos que restaram que João Marcos se inspirou para buscar uma virada. Conseguiu, há aproximadamente cinco anos, se livrar de vez. Afirma estar esse tempo todo sem consumir um.gota de álcool sequer. Resiste fortemente quando vai a festas e eventos. Diz que se apegou muito na religião e passou a ler a Bíblia.
O ex-goleiro deixou Ivete, sua esposa, e três filhos.
Fontes:
blogmiltonneves.uol.com.br
acontecebotucatu.com.br
google.com
94fm.com.br
bol.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário