Hoje dia 1º de Abril é comemorado o Dia da Mentira. Mas porque escolheram essa data ?
Existem muitas explicações sobre a origem do Dia da Mentira, mas a história mais conhecida remonta ao século XVI. Na época, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril.
Contudo, em 1564, o rei da França Carlos IX instituiu um novo calendário, que ficou conhecido como calendário gregoriano. A partir desse momento o Ano Novo passou a ser celebrado no dia 1º de janeiro. Mas, muitas pessoas demoraram para se acostumar com a mudança e continuaram a comemorar a data no começo de abril.
Aqueles que sabiam que o calendário havia mudado passaram a zombar dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira. Chamados de “bobos de abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1ª de abril.
Da França, a mania de pregar peças neste dia percorreu o mundo todo e dura até hoje.
Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a adotar a brincadeira dos “bobos de abril”, no ano de 1848, por meio do lançamento do periódico chamado “A Mentira”. Naquela ocasião, o periódico apresentou como notícia o falecimento (que era falso) de D. Pedro. A informação foi desmentida no dia seguinte, é claro! Já imaginou as confusões que as mentiras causam? Se você for entrar na brincadeira, lembre-se de depois contar a verdade aos seus amigos e familiares!
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool’s Day ou Dia dos Tolos. A tradição se espalhou na Inglaterra e na Escócia no século XVIII. Mais tarde essa tradição chegou às Américas através da colonização inglesa e francesa. A brincadeira chegou ao Brasil por meio dos portugueses e hoje faz parte do nosso folclore.
No Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia a tradição diz que as brincadeiras e mentiras devem cessar ao meio-dia. Caso elas sejam feitas depois desse horário, o “espertinho” é considerado “ fool” e, além disso, ele pode ter azar.
Já na Escócia, o 1o de Abril é celebrado por dois dias. O segundo dia é voltado a brincadeiras que envolvam a parte posterior do corpo, sendo chamada de Taily Day.
Uma das “mentirinhas” mais engraçadas feita por um meio de comunicação inglês foi a da plantação de espaguete. O canal de televisão BBC, em 1957, mostrou uma reportagem falsa sobre árvores de espaguete.
O engraçado é que muitas pessoas entraram em contato com o canal de televisão, pois estavam interessados em plantar árvores de espaguete em suas propriedades...
Dia dos Tolos
Os espanhóis curtem uma boa brincadeira, mas, lá as pegadinhas acontecem em outra época do ano. Na Espanha, e em outros países de língua espanhola, o Dia dos Tolos é festejado em 28 de dezembro, juntamente com o Dia dos Santos Inocentes. A imprensa esportiva adora publicar notícias falsas, chamadas de “inocentadas”. Alguns atletas até já anunciaram falsas aposentadorias, ou negociações milionárias com outros clubes, para a tristeza dos fãs desatentos.
Cristiano Ronaldo no Barcelona e Messi no Real Madrid
Em 1983, o antigo Jornal da Tarde fez várias capas com o nariz do então governador de São Paulo, Paulo Salim Maluf com o nariz crescendo todos os dias, por causa do escândalo da Paulipetro, uma empresa criada para explorar petróleo no litoral de São Paulo.
Aqui no Brasil a data já foi mais comemorada, mas alguns de nossos políticos contam tantas mentiras o ano inteiro que o dia perdeu a graça!
Fontes:
veja.abril.com.br
estudokids.com.br
clikeaprenda.uol.com.br
cainomundo.ci.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário