segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Resultado de imagem para nelson cavaquinho

No dia 18 de fevereiro de 1986 morria, no Rio de Janeiro, Nelson Cavaquinho, cantor, compositor e instrumentista de samba. Ele tinha um estilo único de tocar seu violão, usando apenas dois dedos da mão direita. Ele morreu exatamente uma semana depois de comemorar a vitória da Mangueira no carnaval.


"Tire o seu sorriso do caminho/ Que eu quero passar com a minha dor."

                                        A flor e o espinho

Nascido no dia 29 de outubro de 1911, no Rio de Janeiro, ele tinha a boêmia como marca registrada e ia de botequim em botequim, cantando seus sambas. 

                                    Juízo final - Clara Nunes



Começou a tocar cavaquinho aos 17 anos de idade e trocou a profissão de policial para viver do samba. Seu primeiro samba foi para a Mangueira, com o nome "Entre a Cruz e a Espada". Trocou o cavaquinho pelo violão e nunca abandonou o modo de tocar com o polegar e o indicador. Seu primeiro sucesso foi "Rugas" (1946), com Augusto Garcez e Ari Monteiro. Sua fama, contudo, veio na Mangueira, a partir de 1952. Nelson escreveu vários sambas ao lado de Cartola, outro compositor consagrado da escola.


Resultado de imagem para nelson cavaquinho
Nelson Cavaquinho e Cartola

"Se eu for pensar muito na vida, morro cedo amor".

Folhas secas (com Cartola)


Ele também usava parceiros fictícios (entraram apenas com o nome). Um deles se tornou sua alma gêmea: o mecânico de máquinas de calcular Guilherme de Brito, boêmio e seresteiro, que Nelson conheceu em 1946. Ambos escreveram ótimos sambas como A Flor e o Espinho, Luto, Pranto de Poeta, Folhas Secas, Depois da Vida, Quando eu me Chamar Saudade. Apesar da grande produção artística, Nelson Cavaquinho gravou apenas dois álbuns e intérpretes como Elizete Cardoso também gravaram suas composições.

                                            Rugas


"Feliz daquele que sabe sofrer..."

Nelson Cavaquinho (29/10/1911 - 18/02/1986)

Fontes:
seuhistory.com
wiipedia.org
google.com.br
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...