No dia 26 de fevereiro de 1802, nascia o grande escritor francês Vitor Hugo.
Victor Hugo, romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista e estadista, nasceu em 26 de fevereiro de 1802, em Besançon, na França. O escritor foi um dos principais nomes do romantismo francês. Além de escrever, ele também foi um ativista pelos direitos humanos, lutando por causas como o fim da pena da morte.
Notre Dame de Paris
A vida do francês continuou a ser marcada por episódios trágicos a partir da década de 1840: um de seus cinco filhos, Léopoldine, morreu afogada no rio Sena; um de seus irmãos faleceu e Victor Hugo descobriu que sua esposa, Adele Foucher, com quem tinha se casado aos 16 anos, estava tendo um caso com um de seus amigos. Enquanto passava por esse período caótico de assimilação e perdas, Victor Hugo conheceu a atriz Juliette Drouet, com quem viveu até sua morte.
Em 1823, um ano após se casar, Victor Hugo publicou seu primeiro romance, Hans da Islândia. A consagração definitiva aconteceria em 1831, ao publicar Notre-Dame de Paris (que trazia como personagem o famoso corcunda Quasímodo). Com o sucesso instantâneo do livro, Victor Hugo se transformou no mais famoso autor europeu da época.
O escritor foi forçado a deixar a França com a ascensão de Napoleão III, em 1851. Ele não voltou ao país por 20 anos.
Foi com a publicação da obra Notre Dame de Paris (1831) – conhecida popularmente por O Corcunda de Notre Dame – que o escritor foi nomeado membro da Academia Francesa, em 1841.
Os miseráveis
Os Miseráveis, sua obra-prima, foi publicada em 1862, enquanto ele estava no exílio. A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Em cinco volumes, a obra acompanha a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade.
Quando Victor Hugo voltou a Paris, em 1870, foi louvado como um herói nacional.O escritor morreu de pneumonia aos 83 anos, em 22 de maio de 1885.
Fontes:
google.com.br
seuhistory.com
revistagalileo.globo.com.br
Fontes:
google.com.br
seuhistory.com
revistagalileo.globo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário