domingo, 17 de fevereiro de 2019






Resultado de imagem para darcy ribeiro
Darcy, Brizola e Neiemayer



Hoje faz 22 anos da morte do antropólogo, professor, sociólogo e político Darci Ribeiro.

Resultado de imagem para darcy ribeiro





No dia 17 de fevereiro de 1997 morria, em Brasília (DF), Darcy Ribeiro, antropólogo, político e escritor. Ele faleceu após mais de 20 anos de luta contra um câncer. Nascido no dia 26 de outubro de 1922, em Montes Claros (MG), Darcy Ribeiro atuou, inicialmente, na área da antropologia e depois passou a trabalhar com educação. Com apenas 29 anos, tornou-se ministro da Educação, em 1962, durante o governo João Goulart.


"Coragem! Mais vale errar, se arrebentando, do que se poupar para nada."

"A coisa mais importante para os brasileiros (...) é inventar o Brasil que nós queremos."

Resultado de imagem para darcy ribeiro



No ano seguinte, foi ministro-chefe da Casa Civil. Ainda na carreira política, ocupou o cargo de vice-governador do Rio de Janeiro, em 1982, foi secretário de Cultura, coordenador do Programa Especial de Educação e senador, de 1991 até sua morte, em 1997. 


Resultado de imagem para darcy ribeiro


Durante esses mandatos, também concretizou projetos na área ambiental. A intensa produção de livros o transformou em um dos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupou a cadeira 11, em 1993. Nos últimos anos de vida surpreendeu com sua produção de poemas. Na área da educação, criou universidades, foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília -, centros culturais e os Centros Integrados de Educação Pública, os C.I.E.P. Também deixou inúmeras obras que foram traduzidas para diversos idiomas. Darcy ainda produziu obras etnográficas e de defesa da causa indígena. 
Trabalhou com os irmãos Villas Boas na conquista do oeste brasileiro.

Resultado de imagem para darcy ribeiro


Em tempos de ignorância, falta de cultura e ódio, ele nos faz muita falta.


Quando foi vice governador do Rio de Janeiro no primeiro mandato de Leonel Brizola, o convenceu a construir o Sambódromo 

Conta, com humor, que Brizola lhe disse então: "Poxa, Darcy como primeiro ato de governo quer que eu construa uma passarela do samba" - Mas conclui, Darcy, que exigiu que a construção do Sambódromo formasse em suas estruturas um CIEP, que funcionasse o ano inteiro embaixo de suas arquibancadas.


Infelizmente faltam intelectuais como ele no Brasil. Alguns iletrados e conservadores reacionários tomaram o poder, o que fará com que o Brasil regrida um século.

Resultado de imagem para darcy ribeiro
Darci e Mário Juruna


Em seu último ano de vida, dedicou-se a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação à distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de primeiro grau.


"Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca."


Fontes:
seuhistory.com
google.com.br
wikipedia.irg 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...