No dia 8 de fevereiro de 1828 nascia, em Nantes, na França, o escritor Julio Verne, famoso pelas suas histórias de aventuras. Ele ficou muito conhecido pela série Voyages Extraordinaires e, entre seus livros mais conhecidos estão "Viagem ao Centro da Terra" (1864), "Da Terra à Lua" (1865), "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1870) e "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias" (1873), esta última considerada sua obra mais importante.
Julio Verne se formou em Direito em Paris, mas desistiu da profissão de advogado para escrever peças teatrais. Até hoje seu livros servem de inspiração ou são adaptados para produções no cinema, teatro e televisão.
O início da carreira, como costuma ocorrer com todos os grandes escritores, é marcado por dificuldades. Seu livro Cinco Semanas no Balão é recusado por 15 editores, com acusações de tentativa ingênua de previsão do futuro, até ser publicado na revista Magazin d'Éducation, resultando em gigantesco sucesso de público e crítica.
Além disso, é um dos pioneiros do gênero “Ficção Científica", tal como o conhecemos atualmente, e, sobretudo, um visionário, tendo previsto inventos como o condicionador de ar, o cinema falado, a iluminação, a televisão, etc.
Suas ideias, como a de ser necessário uma força para impulsionar uma nave para fora da atmosfera terrestre (Da Terra à Lua), foi inédita. N0 livro ele usou um enorme canhão.
Muitos anos depois o lançamento de naves para o espaço foi concretizada com módulos que impulsionavam as naves para fora do campo gravitacional da Terra.
Em "Vinte mil léguas submarinas" ele idealizou um submarino e a utilização de um escafandro autônomo.
Em 24 de março de 1905, Verne pediu a um criado um exemplar do livro Vinte Mil Léguas Submarinas, perguntou pela mulher e os filhos, cerrou os olhos e faleceu. A atualidade de suas obras, tal como sua popularidade, mantém-se intactas, sendo um dos autores mais conhecidos e apreciados da História da Literatura.
Fontes:
seuhistory.com
googl.com.br
infoescola.com.br
jvernept.blogspot.com
infoescola.com.br
jvernept.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário