sábado, 9 de fevereiro de 2019

Voltamos ao assunto das origens das palavras; alguns significados interessantes de palavras que usamos no dia a dia.


Trabalho:  A palavra trabalho vem do latim tripalium, termo formado pela junção dos elementos tri, que significa “três”, e palum, que quer dizer “madeira”.


Resultado de imagem para trabalho


Tripalium era o nome de um instrumento de tortura constituído de três estacas de madeira bastante afiadas e que era comum em tempos remotos na região europeia.

Desse modo, originalmente, "trabalhar" significava “ser torturado”.

Religião : Do latim religio, que significa “louvor e reverência aos deuses”.

Os etimologistas discutem bastante a respeito sobre a real origem etimológica da palavra “religião”.


Resultado de imagem para religião


No entanto, muitos acreditam que tenha surgido a partir da junção do prefixo re, que funciona como um intensificador da palavra que o sucede, neste caso ligare, que significa “unir” ou “atar”.

Assim, religare teria o sentido de “ligar novamente”, “voltar a ligar” ou “religar”.

PolíticoDo grego politikos, que significa “cívico”.

O termo politikos, por sua vez, se originou a partir da palavra polites, que quer dizer “cidadão”, que se originou de polis, traduzido por “cidade”.


Resultado de imagem para político


Numa sociedade como a grega, em que a vida pública interessava a todos os cidadãos, os politikos eram aqueles que se dedicavam ao governo da polis ("a cidade” ou “o Estado"), colocando o bem comum acima de seus interesses individuais.

CoraçãoDo latim cor, cordis, que significa “coração” ou “órgão que bombeia o sangue para o corpo”.

Outros etimologistas afirmam que o princípio desta palavra tenha surgido a partir de uma raiz indo-europeia krd ou kered, que deriva a palavra kardia, em grego.


Resultado de imagem para coração


A partir desta raiz etimológica teriam surgidos os termos cardíaco e cardiograma, por exemplo.

Uma curiosidade bastante interessante é que a raiz etimológica da palavra “coração”, ou seja, cor ou cordis, deu origem a várias palavras da língua portuguesa.

Por exemplo, “concordar” é palavra formada do latim con + cordis, isto é, com coração.

HipócritaDo grego hypokrinein ou hypokrisía, que significava inicialmente “separar gradualmente” ou “representar um papel”, “fingir”.


Que a palavra hipócrita significa fingido ou falso, todo mundo sabe. Mas, o que pouca gente conhece é a história interessante dessa palavra.

Ela vem do grego hypokrinein, que designava, na antiga Grécia, os atores de teatro, pois durante as apresentações eles fingiam ser outras pessoas.

E o que eles faziam no palco era uma "hipocrisia" (do grego hypokhrinesthai), que significava “fingimento”.


Câncer:  Do grego karkínos, que significa “caranguejo”.

Este termo entrou na língua portuguesa através do latim câncer, explicando por que o nome da doença é o mesmo do signo (horóscopo) e da constelação de Câncer.

Essa denominação comum já ocorria entre os gregos, que também designavam o animal e o tumor com a mesma palavra: "karkínos" -, de onde proveio o nosso carcinoma.

Segundo Galeno, o legendário médico romano, o nome "câncer" foi dado à doença porque as veias intumescidas que circundam a parte afetada tinha a aparência das patas de um caranguejo.

Este termo teria sido utilizado pela primeira vez por Hipócrates – o pai da medicina – que viveu entre os anos de 460 e 377 a.C, na Grécia.

FotografiaDo grego phosgraphein, que significa literalmente “marcar a luz”, “registrar a luz” ou “desenhar na luz”.


Resultado de imagem para fotografia



A palavra grega é formada a partir da junção de dois elementos: phos ou photo, que significa “luz”, e graphein, que quer dizer “marcar”, “desenhar” ou “registrar”.

O entendimento para o significado literal desta palavra está no processo como as fotografias são feitas. Trata-se de uma técnica de criação de imagens baseadas na captura e exposição da luz através de uma lente sensível e própria para este efeito.

DelinquirA palavra delinquente vem do latim delinquere, que significa fazer algo errado.

Em português, o adjetivo delinquente vem do verbo delinquir, que significa cometer um crime ou fazer algo ruim. Por exemplo, uma pessoa que assalta uma casa está a delinquir contra a lei e pode ser considerado um delinquente.

O verbo delinquere vem da junção de duas palavras: de e linquere. De é uma preposição que indica afastamento e significa “a partir de”. Como prefixo, de pode indicar afastamento ou ser usado para reforçar a intensidade de alguma coisa. O verbo linquere significa abandonar ou deixar qualquer coisa. 


AbjetoA palavra abjeto vem do latim abjectus, que significa baixo ou vil.
A palavra abjectus vem da raiz abjicere, que significa deitar fora, rejeitar, abandonar ou abaixar o valor de alguma coisa. Abjicere também pode ter o sentido de humilhar ou deitar uma pessoa abaixo, destruindo sua moral. Assim, abjicere é o ato que deixa uma coisa ou pessoa em um estado abjectus.


EnfermidadeA palavra enfermidade vem do latim infirmitatis, que significa fraqueza.

A palavra infirmitatis vem da raiz infirmus, que significa fraco ou débil. Dentro dessa ideia de fraqueza, infirmus pode significar doente ou de saúde frági


BisonhoA palavra bisonho vem do italiano bisogno, que significa necessidade.
A palavra bisonho provavelmente chegou ao português através do espanhol bisoño. Em espanhol, bisoño significa uma pessoa inexperiente, com pouca capacidade ou que não está preparada para qualquer coisa. No português, bisonho manteve o mesmo significado.

ExcomungarA palavra excomungar vem do latim excommunicare, que significa afastar da comunhão com outros crentes.

Em latim, a palavra excommunicare surgiu tarde, depois da queda do império romano, quando a Igreja Católica já tinha bastante poder na Europa. 

Excommunicare surgiu como uma palavra específica para descrever a expulsão de uma pessoa da igreja.


Fontes:
google.com.br
dicionarioetmologio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...