sábado, 22 de outubro de 2016

Vamos falar hoje de brincadeiras de crianças, suas origens e concepções.



Cabra cega: A brincadeira consiste em colocar uma venda em alguém, girá-la por algum tempo, e depois fazê-la procurar pelas pessoas em volta dela. Quando esbarrar em alguém deve adivinhar o nome da pessoa, se acertar a venda passará para essa pessoa. Atribui-se a origem dessa brincadeira à China, no ano 500 a.C. Era uma brincadeira bastante popular na Inglaterra da Era Vitoriana.


Amarelinha: Consiste em desenhar as casas no chão, tendo o inferno como início,objetivando chegar ao céu!

Jogava-se uma pedra na primeira casa, e depois ia pulando de casa em casa, sempre evitando pular onde estivesse a pedra; depois voltava da mesma forma, se equilibrando até pegar  a pedra no chão.
Acredita-se que o jogo foi inventado pelos romanos, na Roma antiga.

Children's game, de Pieter Bruegel

Quadro do pintor belga Pieter Bruegel de 1560.

Bola de gude: No  quadro acima, já está retratado um grupo de crianças brincando de bolinhas de gude em 1560. A origem, no entanto é bem mais antiga, (3000 anos a.C). Em escavações do Egito dessa época , foram encontradas amostras dessa bolinhas, que no princípio eram de argila, mármore, madeira.
A brincadeira consiste em acertar a bolinha de gude do adversário, ou encaçapa-las nos buracos feitos no chão para esse fim.



Alguns pesquisadores atribuem sua origem à Grécia ou a Roma Antiga, onde os habitantes pulavam cordas para comemorar a chegada de novas estações. Outros atribuem a origem ao Egito ou a China.
O jogo consiste em em duas pessoas batendo a corda e uma terceira pulando à medida que ela passa sob os seus pés. 
Essa brincadeira ajuda no desenvolvimento da coordenação motora.

brincadeira antiga empinar pipa
Empinar pipa.
Atribuem sua origem na China 1000 a.C, Na época era usada como sinalização. Da China foram para o Japão, para a Índia, para Europa, e foi trazida ao Brasil pelos portugueses.
São geralmente de papel acetinado, e duas varetas em forma de cruz, onde o papel é colado.
Um carretel de linha é usado para soltar a pipa em direção ao vento.

Peteca

Como outros brincadeiras existem controvérsias sobre sua origem. Alguns dizem que surgiu em Singapura, outros historiadores dizem que os índios brasileiros já conheciam a brincadeira, que era feito de uma trouxinha de folhas, cheia de pedrinhas dentro amarradas por uma espiga de milho, chamada em Tupi de Pe?teka (bater).
Hoje a brincadeira consiste em tentar passar a peteca para o outro lado da rede como no volêi, sem deixá-la cair no chão.

Pula cela mula

Pula sela, ou pula mula

Também chamada de carniça, em algumas regiões, consiste em perfilar crianças uma atrás da outra, em posição abaixada,  e assim a criança de trás pula as crianças da frente e se perfila para ser pulada pelas outras. A origem não é bem conhecida, mas acredita-se que seja Portugal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...